/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134.466 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

5 erros comuns em uma redação

Quem vai participar do Enem ou de um vestibular que cobra redação, deve ficar muito atento, para não cometer erros bobos que custam caro, e podem até fazer o candidato perder uma vaga desejada. Pensando nisso, criamos uma lista com 5 erros comuns nas redações, além de dicas para a prova.

Fugir do tema proposto na redação

Nos vestibulares ou no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), normalmente é proposto um tema para a criação da redação. O candidato deve escrever um texto sobre todas as palavras que compõe o tema da redação.

redacao-enem

5 erros comuns em uma redação. Imagem:divulgação

Por exemplo: o tema é “Os planos do Governo para combater a falta de água no Brasil”, o candidato deve falar sobre os planos e sobre a falta de água que já existe. O Enem conta com textos de apoio, e quem está fazendo a prova deve lê-los, assim conhecerá mais a fundo o tema proposto. Por tanto, tenha cuidado e de atenção a todos os aspectos indicados na redação.

Generalização de problemas

O Enem cobra uma solução para o problema apresentado em sua redação, mas não generalize. Evite palavras como todos, nuca, jamais, e outras que remetam a um grande número de pessoas, também não faça afirmações que possam tornar-se imprecisas. O candidato deverá explicar a solução para o problema de uma maneira simples.

Acesse e saiba mais informações: O que é introdução na redação?

Gírias e linguagem da internet

Esse tipo de erro pode destruir completamente o seu texto, não utilize abreviações, como “vc”, “tbm” ou “pq”. Demonstrar domínio sobre a escrita formal é uma das capacidades cobradas na redação, então tenha bastante cuidado.

5-erros-comuns-em-uma-redacao

5 erros comuns em uma redação. Imagem:divulgação

Além da linguagem da internet, as gírias também devem ser deixadas de lado no seu texto. Não utilize “né”, “tipo assim”, ou “se liga”, prefira a norma culta, e palavras como “além disso”, “dessa forma”, ou “depois disso”.

É possível utilizar gírias na redação, mas sempre entre aspas. Dessa forma ficará provado que você conhece a norma padrão da Língua Portuguesa.

Mal e Mau – Onde e Aonde

Essas palavras costumam pegar muitas pessoas nas redações, e custar caro no resultado final. “Mau” é um adjetivo, serve para dar qualidade a um substantivo, “ele é mau”. Já “mal” assume a função de substantivo ou advérbio, “joguei mal”. Existe um truque para facilitar a sua vida, “mau” é o contrário de “bom” e “mal” o antônimo de “bem”, para conferir se sua frase está correta, basta trocar a palavra.

5-erros-comuns-em-uma-redacao

5 erros comuns em uma redação. Imagem:divulgação

Outro caso que costuma atrapalhar a vida dos estudantes é “onde” e “aonde”. O pronome “onde”, deve ser usado apenas para referir-se a lugares. Enquanto “aonde” é uma expressão de movimentação.

Utilização de verbos

Outro problema que pega muitos candidatos é a conjugação de verbos. Tenha muito cuidado com o sentido temporal que está à frase, para não cometer erros, por exemplo: “ela foi embora fazem cinco anos”, o verbo “fazer” deve permanecer no singular.

5-erros-comuns-em-uma-redacao

5 erros comuns em uma redação. Imagem:divulgação

O verbo “haver” também deve ser mantido no singular, não use “houveram”. Cuidado com a utilização de “há”, que remete ao tempo passado, por tanto, não faça assim: “há muito tempo atrás”, utilize apenas: “há muito tempo”.

Acesse e saiba mais informações: Apostila de Redação

Tenha calma na hora de produzir a redação

Algumas pessoas que conseguem ótimas notas na redação do Enem indicam que o ideal é fazer o texto antes da prova, pois a sua cabeça ainda estará fria. Fazendo dessa maneira você evita de não terminar a redação, pois as questões objetivas são possíveis chutar.

5-erros-comuns-em-uma-redacao

5 erros comuns em uma redação. Imagem:divulgação

Tente encontrar o maior número de argumentos, mas explique todos. Você deve utilizar todas as linhas para a produção da redação, então faça um rascunho antes, e veja se ficará do tamanho necessário.

Estude sobre as atualidades

Os temas propostos nas redações normalmente são algo atual, que estão em pauta na mídia. Você pode se preparar para a redação lendo livros, revistas ou jornais, a internet, e a televisão também são boas fontes de conhecimento.

5-erros-comuns-em-uma-redacao

5 erros comuns em uma redação. Imagem:divulgação

Tudo o que puder absorver de novos conhecimentos vai lhe ajudar, procurar quais os temas mais cotados é uma boa ideia, mas nem sempre os sites acertam o tema da redação do Enem.

Sendo assim, é legal estudar até mesmo sobre os temas menos cotados. Outra dica legal é treinar a redação, dessa forma você ficará melhor, e conseguirá se expressar da forma correta na hora da prova.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: