/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

5 erros que você deve evitar na Redação do Enem

Para ter uma boa nota na avaliação do ENEM, é fundamental que a nota da redação seja boa. E ela acaba sendo o pesadelo de milhares de jovens por todo o país, pois com grande peso na nota final, muita gente acaba não atingindo uma boa nota por cometer erros simples, mas que comprometem completamente o aproveitamento da prova. Há, porém, regras básicas para se dar bem, conseguir redigir uma boa redação e obter uma boa nota final. Veja abaixo cinco erros comuns que as pessoas cometem ao fazer a redação do ENEM.

Segredos de uma boa Redação (Foto: Divulgação)

Segredos de uma boa Redação (Foto: Divulgação)

Redação ENEM – Erros de português

Nossa língua nativa é o português. Pensando assim temos por obrigação saber falar o português de forma correta. Porém um dos maiores erros nas redações são, justamente, erros gramaticais, principalmente na escrita. Tais erros são cometidos, normalmente, por três motivos simples: falta de atenção na hora de escrever, costume (regional ou não) de falar de forma incorreta e, principalmente, falta de vocabulário. Para saber escrever de forma correta e ter um vocabulário amplo, o essencial é que se tenha o hábito da leitura, pois lendo ampliamos o vocabulário, assimilamos a estrutura de texto e treinamos a interpretação de texto. Tudo isso auxilia na hora de escrever uma redação de qualidade e sem erros gramaticais ou de ortografia.

Veja como fazer uma Redação nota 1000, clique agora!

Redação ENEM – Texto sem estrutura

Tudo na vida tem um início, meio e fim. No caso de uma redação esta deve manter-se, também, nesse tipo de estrutura. Inicie com uma introdução do tema; depois desenvolva o texto expondo argumentos e finalize com a conclusão das ideias propostas como tema para a redação.

Redação ENEM – Rasura

Jamais, em hipótese alguma rasure sua redação. Caso seja necessário, redija primeiramente um rascunho e, posteriormente, passe a limpo. A rasura é um dos itens que mais eliminam pontos na nota da redação. Por isso treine a escrita enquanto estuda.

Evite erros na hora de fazer sua Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

Evite erros na hora de fazer sua Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

Redação ENEM – Falta de argumentos

A Redação do Enem é dissertativo-argumentativa. Por isso, deve-se argumentar quanto ao tema. Conduza a redação de forma a solucionar o problema proposto. O que vale é deixar a argumentação clara, ponto a ponto, pois é a capacidade de expor ideias e se fazer entender que será avaliada no quesito de argumentação.

Redação ENEM – Falta de tempo

Esse é um dos erros mais comuns aos inscritos e que faz com que muitos deixem sua avaliação zerada. Com tantas questões, muitos candidatos focam em respondê-las e acabam por esquecer que a redação é o item mais importante. Por conta disso, a redação é deixada para o final da prova e, muitas vezes, o tempo restante não é suficiente para escrever ou passar a redação a limpo, deixando o item incompleto ou sem fazer, o que resulta numa nota zero automaticamente.

A argumentação é muito importante na Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

A argumentação é muito importante na Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

Enfim, ao realizar a prova do Enem e, principalmente, a redação, esteja concentrado e calmo. Assim, as ideias para desenvolver o tema proposto fluirão rapidamente, claras e objetivas. Desta forma, o candidato garante uma boa redação, clara e simples, porém com conteúdo o suficiente para se tirar uma boa nota.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: