/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Apostila de Redação

Redação boa não é aquela em que o aluno apenas escreveu sobre determinado tema, nem aquela em que ele mostrou conhecimento da modalidade culta da língua.

Redação boa é aquela cujo autor demonstra vasta cultura geral, prova por meio de raciocínio concludente que sabe argumentar com coerência e apresenta deduções que denotam a verdade de sua conclusão por se apoiar em premissas admitidas como verdadeiras. Por esses motivos é que a redação tem um grande peso na nota.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Veja algumas dicas para fazer uma boa Redação

Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova. Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação.

Atenção, essa etapa é essencial para que você não fuja do tema. Elabore o projeto de texto e escolha uma tese, esse é o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

banner_apostila_728x90_1

Faça a primeira versão do texto. Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas entre si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

Cuidados que você deve ter ao escrever sua Redação

Jamais use o tema dado pela banca como título. O tema é o assunto estipulado pela banca sobre o qual você vai escrever; o título é a frase para encabeçar o seu texto, que você mesmo deve criar.

– Redação Nota 1000 no ENEM? Saiba como é possível!

Copiar qualquer parte da proposta de redação pode provocar a anulação do texto.

Revise o texto: Essa é a hora de corrigir a gramática e encontrar outros pequenos erros na sua redação. Caso tenha dúvida na grafia de alguma palavra, tente substituir por outra expressão.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Preste atenção se não existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.

Passe o texto a limpo: essa é a última etapa da redação, por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção.

Fuja de chavões, frases prontas e gírias. Usar da criatividade é o oposto disso. Para mais dicas, acesse o site www.redacaototalenem.com.br

Recomendados para você: