/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (16.786 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como fazer a Redação do ENEM – Conheça truques e dicas

O ENEM está se aproximando e com isso aumentam as dúvidas dos estudantes em relação a diversos aspectos da prova. A redação com toda certeza é a parte mais temida e especulada por todos: qual será o tema abordado? A verdade é que existem muitas opções e por isso é importantíssimo estar atento a todas as novidades relacionadas a história do mundo, a política, a economia e a sociedade.

Tirar uma boa nota na redação é um dos fatores mais preocupantes, pois a maioria dos programas do governo exige que o candidato não tenha tirado zero e isso também é exigido por outras universidades.

Redação ENEM

Todos os anos é dado um tema para que os candidatos desenvolvam uma redação dissertativa argumentativa sobre ele. Os candidatos podem fazer a redação em uma folha de rascunho no primeiro momento e quando a redação estiver finalizada e ajustada, passá-la para a folha principal.

Veja as competências exigidas para uma boa Redação (Foto: Divulgação)

Veja as competências exigidas para uma boa Redação (Foto: Divulgação)

É extremamente proibido fazer desenhos, rasuras ou deixar mensagens ofensivas na folha principal: essas ações são dignas de um zero, o que poderá arruinar o seu ingresso na educação superior. A redação dissertativa argumentativa deverá ter mais ou menos umas 25 linhas e o candidato deverá expor acontecimentos envolvendo o tema, defender uma tese e apontar possíveis soluções para resolver esse problema.

Veja os principais temas de redação para o ENEM 2016!

Redação ENEM – Regras Gerais

A redação do ENEM possui certas regras que devem ser cumpridas para garantir que você tenha um bom aproveitamento de todas as informações colhidas e obtenha uma ótima nota.

Por exemplo, o mínimo de linhas exigido na redação do ENEM é de 8 e o máximo é de 30. Não existe um tamanho ideal, faça dentro desses padrões da melhor forma para organizar suas ideias e pensamentos.

Há regras também sobre os textos de apoio que devem ser reforçadas: é proibido copiar algum trecho desses textos para a sua redação, isso desconta inúmeros pontos. Eles servem apenas para você se iterar do assunto e encontrar novas maneiras de abordá-lo. Veja a seguir alguns casos que levam o candidato a tirar uma nota zero:

– Redação com menos de oito linhas

– Redação desrespeitando os direitos humanos

– Folha de redação em branco, ainda que o rascunho esteja preenchido

– O não uso da estrutura dissertativa argumentativa

– Candidato fugir do tema.

Dicas para a Redação

Para construir uma boa redação que esteja de acordo com todas as normas usadas para a correção é necessário praticar e ter conhecimento sobre a língua portuguesa. Explore os seus conhecimentos criando redações dissertativas argumentativas regularmente sobre diversos assuntos.

Aprenda mais sobre a norma padrão da língua portuguesa, busque por possíveis citações que podem ser usadas em diferentes casos, se informe de todas as novidades do mundo para que esteja por dentro do assunto que for abordado, saiba interpretar diferentes momentos, aprenda a argumentar o seu ponto de vista e conheça os direitos humanos para ter certeza de que não irá desrespeitá-los.

sala-feliz-aluno-folha

Estar ciente de todas essas informações e dos possíveis erros que podem te levar a tirar uma nota zero é fundamental para que tenha consciência do que estará fazendo e consigas montar uma redação coerente com o tema proposto.

Conheça o Método Imbatível para Escrever uma Redação

Muitos estudantes tem medo de escrever. Uma folha em branco é uma grande barreira para a maioria dos candidatos do vestibular e do ENEM. Muitos alegam ter medo da falta de conhecimento sobre o assunto proposto (que na maioria das vezes é surpresa).

O método Redação Total ENEM, criado pela Professora Débora Marasca inicia com a importância da leitura para quem quer escrever uma boa redação. A construção da argumentação se dá com a leitura e interpretação dos textos de apoio que a prova dispõe, mas pode ser complementada com argumentos adquiridos pela leitura de jornais e sites de notícias, isso agrega muito valor à nota final.

Então lembre-se: Se você ler e interpretar os textos de apoio que estão na própria prova, será possível escrever a redação proposta. Porém, sua base de conhecimentos gerais pode aumentar o valor da sua argumentação, melhorando a sua nota.

Recomendados para você: