1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (167.878 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como fazer um bom desenvolvimento na redação?

A redação é uma das partes da prova que mais aflige os alunos durante a época do Enem e dos vestibulares. As duvidas são muitas, pois isso vai ajudar a definir o seu futuro.  Neste artigo vamos dar dicas importantes sobre como fazer o desenvolvimento do seu texto.

A importância da redação no Enem

A redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vale 1.000 pontos, fazendo essa parte valer 20% da nota total da prova. A redação pode salvar ou afundar um candidato, isso depende da maneira como ela será construída.

como-estudar-temas-para-uma-redacao

Como fazer um bom desenvolvimento na redação? Imagem:divulgação

Essa parte da prova é uma das que mais preocupa os alunos, que na maioria das vezes possuem dúvidas sobre como conseguir uma boa nota. A redação é composta pela introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Todos os anos surgem diversos temas cotados para cair na prova, à maioria de caráter social.

Redação nos vestibulares

As faculdades que realizam vestibulares para a entrada de novos alunos cobram uma redação dos candidatos, isso acontece principalmente nas federais ou estaduais. É uma forma de avaliar as capacidades dos aspirantes, pois na prova objetiva alguns se dão bem na base do chute.

Redação nos vestibulares

Redação nos vestibulares. Imagem:divulgação

Nesse texto o aluno deve demonstrar conhecimento para o debate de ideias, combinado com o português padrão e clareza no desenvolvimento da escrita. Alguns vestibulares cobram o texto na forma de dissertação, outros como narração, descrição, carta ou estilo jornalismo, depende o curso escolhido.

Acesse e saiba mais informações: Como estudar temas para uma redação?

Desenvolvimento da redação do Enem

O desenvolvimento da redação deve conter um tópico frasal, que carregue todo o sentido de sua explicação em poucas palavras. Em seguida deve ser apresentada a ideia que irá defender no parágrafo.

desenvolvimento-da-redacao-do-enem

Desenvolvimento da redação do Enem. Imagem:divulgação

E por último a conclusão desse tema apresentado. É indicado manter a mesma estrutura em todos os parágrafos do desenvolvimento. O candidato deve ficar atento para não repetir os argumentos, isso fará a sua nota diminuir consideravelmente.

Tipos de desenvolvimento para redação

Existem algumas maneiras possíveis e indicadas para realizar o desenvolvimento de sua redação, mas é preciso verificar qual se adapta melhor ao tema.

desenvolvimento-da-redacao-do-enem

Desenvolvimento da redação do Enem. Imagem:diuvlgação

Um dos mais indicados é citar exemplos, que sirvam para orientar o leitor; pode utilizar citações de grandes autores que você já leu, ajudando a dar embasamento ao texto; outra opção é falar sobre dados históricos; ou falar sobre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apresentando números. Um bom desenvolvimento, com as ideias conectadas, poderá fazer a sua nota aumentar consideravelmente.

Parágrafos

A redação do Enem deve ser dividida em três partes, sendo sempre o primeiro parágrafo destinado à introdução e o último para a conclusão. O desenvolvimento pode ser feito em dois ou três parágrafos. É indicada a utilização de pelo menos três períodos em cada um deles, o que serve para dar maior sustentação aos seus argumentos. O ideal é dividir os parágrafos da introdução no mesmo tamanho, se você fizer um com sete linhas, faça todos iguais.

Desenvolva a sua tese

Na introdução da redação é necessário apresentar uma tese, que nada mais é do que o problema que será desenvolvido ao longo do texto. A partir do segundo parágrafo, você deve começar a defendê-la, mas sem a utilização dos definidores comuns, deve apresentar novos pensamentos, e colocar a sua palavra no texto. Os corretores gostam quando o candidato da a sua opinião, mas isso deve ser feito com cuidado, sempre respeitando os direitos humanos.

Acesse e saiba mais informações: O que é uma linguagem coloquial?

Não repita explicações

Se você já falou sobre algo em um parágrafo, evite repetir, isso passa a impressão de falta de conteúdo ao seu texto, e resulta na perda de notas. Por exemplo, reserve um parágrafo para alusões históricas, no segundo fale sobre número e no terceiro cite exemplos. Trabalhando com mais opções o seu texto enriquece, e resulta em notas melhores.

Apresente domínio sobre o assunto

Quem estudou terá mais facilidade, mas mesmo sabendo pouco sobre o tema é possível demonstrar conhecimento. O texto deve ser escrito em terceira pessoa, então não escreva “eu acho”. Não faça um texto confuso, tente facilitar a escrita, utilizar palavras complicadas não fará a sua nota aumentar. A banca corretora terá que compreender o seu pensamento, então escreva para o leitor, e não apenas para você. O desenvolvimento é uma parte fundamental do texto, então capriche.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: