/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como fazer uma redação?

A redação é a parte mais importante no ENEM nos vestibulares e na maioria dos concursos. No entanto, a maioria das pessoas encontram inúmeras dúvidas na hora de redigir uma redação, pois não é tão simples, assim. Uma redação bem estruturada deve conter pontos importantes, como inicio, desenvolvimento e fim, sem fugir do tema principal.

Uma boa redação deve ter pontos positivos, sobre o assunto, argumentativos, negativos, se for o caso e uma excelente conclusão, tudo escrito de forma que chame a atenção do leitor e que ele possa compreender o que o autor está dizendo, ou seja, relatando.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Formato da redação

A maioria dos vestibulares, concursos e o Enem escolhem o formato de redação dissertação-argumentativa, pois através desse gênero textual o autor tem a possibilidade de construir uma tese inicial e defenda inúmeros pontos de vista ao longo do texto. Para que possa desenvolver uma boa redação leia com atenção o tema proposto, se for possível releia o texto de apoio varias vezes para melhor compreensão.

No caso da redação do ENEM leia as questões da prova com atenção, pois elas podem dar uma boa ideia de desenvolvimento para o texto. Essa é a etapa fundamental para que você não fuja do tema da redação.

Faça um projeto da redação e escolha uma tese para defender, ou seja, escolha os argumentos e a abordagem que usará para fazer a defesa da sua tese. Faça a separação das ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese use um assunto que você conheça e domine para expor e argumentar o seu ponto de vista;

Finalize o texto com a sua opinião de forma conclusiva, jamais deixe a redação sem um final, pois mesmo que o tema seja interessante e bem redigido se não tiver um final coerente você poderá perder muitos pontos.

banner-tecnicas-de-redacao-horizontal-11

Estrutura básica da redação no formato dissertação-argumentativa

Introdução apresente o tema sem fazer rodeios. É nessa hora que a leitura deve ser direcionada e a linha de raciocínio deve ser mostrada. Na dissertação os argumentos devem ser usados para convencer quem está lendo;

Desenvolvimento defenda a tese através de ideias que a justifiquem, apresente seus argumentos. Essa é a parte mais importante, por isso as ideias devem ser colocadas de forma clara para melhor compreensão do leitor para o seu ponto de vista. Reserve um parágrafo para cada argumento, dessa forma sua redação ficará mais organizada;

Conclusão faça uma retomada das ideias que foram colocadas na introdução junto com os principais argumentos que usou para justificar sua tese e confirma-la para encerrar o debate. Na redação do ENEM é nessa hora que você deverá propor a solução para o problema a partir dos pontos que foram citados durante a redação.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Possíveis temas para redação 2015

Existem inúmeros temas que podem ser escolhidos para as redações em vestibulares, concursos e para o ENEM 2015. Entre os assuntos que mais repercutiram e repercutem na mídia destacamos os seguintes:

– Escândalo na Petrobras

– PEC das Domésticas

– Crise Energética

– 50 anos do Golpe Militar

– A saúde Pública Brasileira na UTI

– Casamento Gay

– Movimentos Sociais

– Álcool e direção: Combinação Fatal

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: