/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como fazer uma introdução na redação do Enem?

Fazer a redação do Enem é uma tarefa muito difícil e você precisa de conhecimento para saber usar as palavras certas, para conseguir expressar seus pensamentos e para agradar os jurados. Ainda que não exista uma parte fácil, muitos candidatos julgam a introdução a parte mais difícil, por não saberem como começar. Esse problema não atinge apenas uma pessoa, mas sim várias e hoje você vai descobrir como fazer uma introdução na redação no Enem 2016.

Redação Enem 2016

A redação do Enem 2016 será como nos anos anteriores: os candidatos irão receber uma folha de rascunho para que possam expor suas ideias e criar o texto, logo depois passando para a folha original e entregando junto com o cartão de respostas.

Redação1

Como fazer uma introdução na redação do Enem? Imagem:divulgação

No ano anterior, o tema abordou um assunto envolvendo as mulheres e a violência; já para esse ano, diversos temas podem cair na prova e você precisa estar por dentro de tudo para conseguir se sair bem.

Etapas da Redação do Enem

A redação é composta por três etapas: introdução, desenvolvimento e conclusão. Muitos candidatos julgam a primeira etapa a mais difícil por não saberem como começar a falar, mas isso pode ser facilmente resolvido. A seguir você vai conferir 5 dicas que com certeza irão te ajudar no dia da prova!

Apresente o seu tema

Isso é óbvio, né? A melhor forma de começar a sua introdução é deixando o leitor ciente do assunto que será abordado. Mesmo que os jurados já saibam do que se trata a redação, é muito importante falar na introdução sobre o tema abordado. Você pode usar citações e adotar o seu próprio modelo para começar um texto.

Como fazer uma introdução na redação do Enem?

Como fazer uma introdução na redação do Enem? Imagem:divulgação

Seja criativo use o seu conhecimento sobre o assunto, pois é no início da redação que o leitor deve se prender e achar interessante para dar continuidade a leitura.

Formule uma tese

A tese de um texto é a ideia central que deve ser colocada já na introdução. Ela representa a sua opinião sobre aquele tema e servirá de base para o restante do texto, sendo que você terá que explicar no desenvolvimento porque tem este ponto de vista. Para isso, você precisará de bons argumentos para convencer os leitores, ou seja, os jurados. É preciso ser bem convincente para obter a atenção do leitor.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma tese na Redação do Enem

Não faça uma introdução longa

A introdução é conhecida por ser pequena, mas conter todas as informações necessárias para situar o leitor sobre o tema. Não se delongue muito nessa parte do texto, o desenvolvimento e a conclusão com certeza precisarão mais da sua atenção. Mas isso não quer dizer que você deva fazer uma introdução de qualquer jeito.

redação enem

Como fazer uma introdução na redação do Enem? Imagem:divulgação

Siga as dicas anteriores, apresente a sua tese e logo depois vá para o desenvolvimento, onde deverá argumentar e sustentar sua ideia. Tenha argumentos fortes e relevantes para convencer quem está lendo a sua redação, pois mostrará que você realmente se preparou para a redação.

Utilize citações e outros métodos

Usar citações enriquece o seu texto, mas lembre-se sempre de usar entre aspas para representar que aquilo não é de sua autoria. Esquecer as aspas podem te tirar alguns pontos. Você pode usar citações de autores, músicas, escritores e de qualquer outra pessoa, desde que tenha a ver com o assunto abordado.

redação do Enem

Como fazer uma introdução na redação do Enem? Imagem:divulgação

Você também pode enumerar os argumentos, essa é uma maneira diferente de tratar o assunto. A argumentação pode ser perfeita, mas cuidado para não exagerar e acabar saindo fora do contexto da redação, isso poderá prejudicar a sua nota.

Acesse e saiba mais informações: Dicas de redação para Vestibular 2016

Não fuja do assunto

Esse com certeza é o maior erro que você pode cometer. Diversos candidatos ficam com uma nota péssima e até tiram zero porque em um momento ou outro acabam fugindo do assunto. Antes de escrever, pense bem e use a folha de rascunho – é para isso que ela serve. Leia e releia quantas vezes for possível para certificar de que sua introdução está bem estruturada e contém todas as informações necessárias para que o leitor continue lendo.

banner728x90_apostilaenem1

A redação deve envolver o leitor chamar sua atenção para que se interesse pela leitura e possa entender as suas argumentações e defesa do tema proposto. A melhor dica é se preparar para a redação e não terá problemas para ser mais um nota 1000.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: