/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como fazer uma tese na Redação do Enem

A redação do Enem precisa ser muito bem escrita para que o candidato obtenha a nota máxima e tão desejada. Para isso, o candidato precisa saber desenvolver a sua ideia e apresentar os seus argumentos, sustentando uma tese. A redação é composta por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão.

A tese deve ser apresentada já na introdução e no desenvolvimento, você deve apresentar os fatos e argumentos que a expliquem. Muitos candidatos encontram dificuldades para fazer a sua tese, por isso damos dicas e passos a passos para serem seguidos!

Tese redação dissertativa

A tese de uma redação é muito importante. A partir dela você vai defender uma ideia, um ponto de vista e precisará ainda apresentar argumentos. Uma frase errada pode ser o fim do seu sonho de entrar em uma universidade. A tese da redação dissertativa deve ser coerente com o assunto abordado.

Como fazer uma tese na Redação do Enem

Como fazer uma tese na Redação do Enem. Imagem:divulgação

A sua redação precisa explorar os pontos negativos ou positivos do tema, os riscos (se existem) e ainda apresentar soluções. Você precisa de fato defender um ponto de vista. A tese deve estar presente já na introdução para situar o leitor sobre o tema, tendo em vista que você deve escrever como se as pessoas que fossem avaliar desconhecessem o assunto que está sendo abordado. A seguir veja o passo a passo para criar a sua tese.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma introdução na redação do Enem?

Passo a passo para desenvolver uma tese

Criar uma tese exige alguns passos que precisam ser seguidos e mesmo que você tenha pouco tempo no Enem, é necessário seguir algumas dicas. O primeiro passo é interrogar o tema, ou seja, fazer questões sobre ele. O segundo passo é responder essas mesmas questões com a sua opinião, com o seu ponto de vista. O próximo passo é para você justificar a sua resposta, para isso você deve usar um argumento e defini-lo como principal. Esse argumento será a sua tese!

Como fazer uma tese na Redação do Enem

Como fazer uma tese na Redação do Enem. Imagem:divulgação

Para dar continuidade a sua tese, crie outros argumentos que podem ser chamados de “auxiliares” para fundamentar o seu argumento principal. Por fim, você precisa criar uma proposta de intervenção social, ou seja, possíveis soluções para este problema. É importante cuidar para não fugir do tema proposto na redação, uma vez que a tese deve ser desenvolvida toda voltada para o mesmo.

Acesse e saiba mais informações: Apostila de Redação

Estrutura de uma redação

Você pode perceber pelos passos dados anteriormente que a construção da sua tese vai muito além da introdução. Os dois primeiros passos podem ser divididos entre a introdução e o desenvolvimento. O terceiro passo é exclusivamente do desenvolvimento, pois você estará justificando aquele problema. Os argumentos auxiliares podem ser colocados também no desenvolvimento, enquanto a proposta de intervenção social deve ser colocada na conclusão.

Como fazer uma tese na Redação do Enem

Como fazer uma tese na Redação do Enem. Imagem:divulgação

A criação de uma tese é muito importante, a partir dela você irá construir o restante da sua redação. Por isso, nossa dica é que você crie a sua tese na folha de rascunho e depois passe tudo para a folha original. Assim poderá apontar os erros na folha de rascunho e arrumá-los antes que seja tarde demais. Nunca se esqueça de praticar em casa e criar teses para diversos assuntos sociais e econômicos.

banner728x90_apostilaenem2

Ficar nervoso na hora da redação é comum, mas é preciso manter o foco e não se deixar levar pela emoção ou você poderá pôr tudo a perder. Procure estudar o máximo de temas que podem cair na redação do ENEM, pois quanto maior for o seu conhecimento, maiores serão as chances de desenvolver uma excelente redação. Foco e concentração são fundamentais para desenvolver com tranquilidade a redação, portanto prepare-se para o momento e obtenha excelentes resultados. Boa Sorte!

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: