1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134.565 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como fugir do branco na hora da redação?

No Enem, vestibulares e concursos públicos, o famoso “branco” na hora da prova de redação pode fazer o candidato perder a vaga tanto desejada. Não há dúvidas que quem está fazendo a prova fez a preparação antes disso e tem condições de resgatar o aprendizado.

O cérebro reage aos estímulos sociais da mesma maneira que aos estímulos físicos. Por isso, se pensar na prova como uma ameaça, a parte do cérebro que cuida das situações de risco será estimulada, criando efeitos indesejados, como o “branco”.

O que é o “branco” na hora da prova?

O branco, ou bloqueio, é a incapacidade temporária de recuperarmos uma informação aprendida. Temos consciência de que sabemos, porém não conseguimos recordar.

De acordo com o neurocoach Marcelo Vial que o “branco” é uma resposta do sistema límbico, que é responsável por processar as emoções e produzir as reações. “É algo que a pessoa não controla, simplesmente acontece”, afirma.

sistema-limbico

Sistema Límbico. Imagem:divulgação

No entanto, esse bloqueio do conteúdo na hora da prova é temporário e pode ser contornado. Vial explica que o melhor a fazer é respirar e tentar sair da situação de nervosismo, relembrando de um momento bom, por exemplo, ou passar para outra questão e depois voltar.

Acesse e saiba mais informações: Temas de redação do Enem 2016

Dicas para fugir do branco

Mas saiba que é possível driblar esse problema. Veja algumas dicas:

1 – Leia, pela menos duas vezes, com muita atenção a proposta apresentada. Isto é crucial para você saber de forma precisa o que a questão exige e também para que comece a vir em sua memória algumas informações sobre o tema a ser desenvolvido. Como é quase regra vir na questão textos que abordam o tema, a leitura atenciosa ajuda você ainda a internalizar ideias expostas, para depois, com suas palavras, usá-las em sua produção.

2 – Quando se tratar de um tema polêmico (casamento gay, legalização da maconha entre outros) tente lembrar de alguma pessoa polêmica e inteligente que você conheça. Busque na memória argumentos que ela utiliza para defender seus pontos de vista. Você poderá usar alguns desses argumentos em sua redação. As conversas informais são também muito importantes para a formação e informação de qualquer pessoa.

como-fugir-do-branco-na-hora-da-redacao

Como fugir do branco na hora da redação? Imagem:divulgação

3 – Nunca deixe de fazer rascunho. Quando cai um tema que você não conhece muito bem, é obrigatório primeiro “jogar” no rascunho o que vem a sua cabeça, podendo ser de forma desorganizada. Depois você seleciona o que julgar mais importante, escreve o texto com cuidado e só então passa para a folha oficial da prova.

4 – Fique de olho no tempo, mas sem exagero, pois isso pode atrapalhar e desconcentrá-lo.

5 – Por fim, se mesmo com todos os cuidados o “branco” insistir em aparecer na hora da prova, relaxe, respire fundo. A tensão emocional (muito comum nessas horas) é um fator que leva à desconcentração. E isso é sinônimo de vazio mental, que na prática é o próprio “branco”.

como-fugir-do-branco-na-hora-da-redacao

Como fugir do branco na hora da redação? Imagem:divulgação

6 – Outra dica para fugir do branco na hora da prova é tentar se lembrar de alguma coisa boa no processo de estudo. Algo que tenha um resultado emocional bom. Imagine o resultado positivo da prova e foque na visualização.

7 – Outra estratégia para não esquecer o conteúdo na hora da prova é organizar as suas anotações de uma maneira que o ajude a memorizar. Entre os métodos de organização, estão os esquemas gráficos, resumos em tópicos e mapas mentais.

É importante o vestibulando tentar estes métodos, até encontrar aquele que funciona melhor.

Acesse e saiba mais informações: Dicas de redação para Vestibular 2016

Porque o “branco” ocorre?

A melhor forma tanto de evitar quanto de lidar com o “branco” é entender por que ele acontece.

O bloqueio geralmente ocorre em momentos estressantes. Nessas situações, as glândulas adrenais (que ficam logo acima dos rins) liberam o hormônio cortisol na corrente sanguínea. Esse hormônio promove alterações no funcionamento de várias partes do corpo, inclusive o cérebro. Isso afeta as funções cognitivas e, no caso da memória, prejudica a recordação.

como-fugir-do-branco-na-hora-da-redacao

Como fugir do branco na hora da redação? Imagem:divulgação

É natural ter dificuldade de lembrar algo quando se está numa situação de estresse. Isso faz parte do repertório de alterações fisiológicas e cognitivas que apresentamos nessas situações, as quais incluem também taquicardia, boca seca e sudorese.

Na maioria dos casos, o bloqueio passa pouco tempo depois, com a pessoa lembrando a informação em um ou dois minutos. Mas, algumas vezes, a informação pode permanecer bloqueada por dias.

É importante que o estudante esteja ciente de que ele não esqueceu, o conteúdo está em seu cérebro, mas temporariamente inacessível.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: