/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como ir bem na Redação do Enem? Dicas Aqui

Quer entrar na faculdade pelo Enem? Foque na redação. Ela vale 1000 pontos, ou seja, 50% da nota final e em caso de notas altas, te auxilia se não tiver ido tão bem assim nas demais matérias.

Aplicado pela primeira vez em 1998, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) veio para estipular quem irá conseguir uma vaga para estudo gratuito em uma instituição de faculdade pública ou em programas como o pronatec voluntario. Conforme esses 21 anos foram passando, o Enem tornou-se mais elaborado e difícil de passar. Uma prova disso é a redação, que adquiriu diversos critérios de correção para chegar ao nível de hoje. Pensando em todas essas dificuldades, viemos por meio desse texto, tentar auxiliar aqueles que não entendem muito de gramática e das técnicas da redação do Enem ou simplesmente querem aprimora-las. Confira abaixo, dicas de como tirar nota 1000 na redação do Enem:

REDAÇÃO DO ENEM – FAÇA SEM MEDO

REDAÇÃO DO ENEM

REDAÇÃO DO ENEM. Imagem: divulgação

O primordial é não ficar ansioso, tente treinar bastante antes do exame e tenha os principais assuntos da mídia na ponta da língua. Comece a assistir mais jornais e ler mais sites de notícias, isso vai te ajudar a ter conhecimento do que está acontecendo no Brasil atualmente. Saber sobre o assunto que será abordado é essencial, a mal elaboração do tema como zerar sua prova. Saiba o que pode zera a redação:

  1. Fuga total do tema

Fugir do tema e falar sobre coisas que não necessariamente tenham sentido junto do assunto, são coisas que podem zerar seu texto. Tente relacionar sua dissertação, com os textos motivadores disponíveis, essa é a forma mais fácil de não sair da tese.

  1. Não obedecer ao padrão de dissertação-argumentativa

O Enem pede um tipo especifico de formulação da redação, denominado dissertativo-argumentativo. Consiste nas ordens a seguir:

  • Tema
  • Tese
  • Argumentos (geralmente 2 ou mais parágrafos)
  • Proposta de Intervenção

O tema é justamente elucidar o que lhe foi proposto na dissertação. A tese precisa fazer referencia ao tema, sempre dando sentido de continuidade. Os argumentos devem ser concisos e simplificados. E a proposta de intervenção, será a solução que você dará para a problemática do tema.

  1. Número de linhas

Outro quesito que facilmente faz sua redação ser zerada, é a extrapolação da quantidade de linhas ou não atingir o mínimo necessário. Atualmente, o mínimo são 8 e o máximo 30 linhas. Vale lembrando, que caso haja plagio dos textos motivadores, as linhas utilizadas são desconsideradas.

Dicas para o Enem

Dicas para o Enem. Imagem: divulgação

FOCOS PRINCIPAIS

A revista Veja e o site Uol já realizaram entrevistas com corretores do Enem e seus depoimentos foram bizarros. Eles alegam realizar a correção em, no máximo 3 minutos, apenas levando brevemente em conta a estrutura do texto e suas intertextualidades.

Ou seja, eles batem o olho para verificar se você apresentou o tema corretamente e se sugeriu uma solução para o problema apresentado. Levando em conta, como foi o desenvolvimento de fragmentos de outros textos dentro do seu. Fora as questões de estrutura, como:

  • Gramática
  • Número de linhas
  • Coesão
  • Rasuras e etc.

Sabendo dessas características de correção, o importante é manter o texto o mais claro possível. Sem tantas palavras difíceis ou termos não utilizados. É mais proveitoso, ter uma redação com palavras típicas e uma boa organização, do que termos exóticos e uma má compreensão.

Então, gostaram das dicas?

Boa sorte na prova e até mais!

Recomendados para você: