/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Como se posicionar na proposta de uma redação

A redação geralmente é o terror dos alunos. Muitos se perguntam se existe receita ou fórmula para uma boa redação, em especial aqueles que se preparam para o vestibular ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Assim como no ENEM e em outras instituições, a principal exigência é que o candidato saiba faça uma redação dissertativa argumentativa, em que ele deve se posicionar perante um assunto e defender o seu ponto de vista, com o objetivo de convencer o leitor a adotá-lo.

Mas, não é apenas isso. É preciso entender que a construção do texto é feita a partir de regras importantes. Confira abaixo algumas dicas de como se posicionar na proposta de uma redação:

Tenha em mente a estrutura textual

O texto dissertativo argumentativo deve ser divido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Em cada tópico é levado em consideração a objetividade e coesão com o tema solicitado.

Na introdução, o objetivo é apresentar o tema e fazer o recorte para tornar o texto mais preciso. Aqui, o aluno deve chamar atenção do leitor a respeito do problema que será analisado no decorrer da redação.

redação

Como se posicionar na proposta de uma redação. Imagem:divulgação

Já no desenvolvimento, o ideal é expor a linha de pensamento, apresentando ideias claras e consistentes, mantendo-se nos limites da coesão interna e externa (dentro da realidade). Separe os argumentos por parágrafo, deixando o texto mais organizado e ágil para a leitura.

Por fim, na conclusão, articule o raciocínio com as ideias apresentadas na introdução, reforçando o seu ponto de vista, comprovando a coesão textual. Lembre-se de encerrar a redação propondo uma solução para o problema apresentado.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma tese na Redação do Enem

Mantenha-se informado

É impossível formular uma tese ou opinião acerca de um assunto desconhecido. Portanto, esteja sempre atento às pautas voltadas para temas brasileiros de cunho social, buscando entendê-las.

Seja coerente

A coesão é o conjunto de fatores que contribuem para a melhor construção do texto, atribuindo-lhe solidez. É importante estar atento novamente às regras que englobam o gênero textual dissertativo argumentativo.

redação do Enem

Como se posicionar na proposta de uma redação. Imagem:divulgação

Para facilitar, pense da seguinte forma: escreva uma redação na qual você gostaria de ler, que faça sentido e agregue valor ao seu conhecimento.

Atente-se à gramática

Estar em dia com a grafia correta das palavras, além das normas cultas da língua, é muito importante para a redação. Muitas vezes, o candidato desenvolve um texto consistente, que atende a todas as propostas exigidas pela instituição, mas peca por erros gramaticais que refletem diretamente em sua nota final.

estrutura textual

Como se posicionar na proposta de uma redação. Imagem:divulgação

A dica é praticar a redação regularmente, não deixando de consultar o dicionário, quando necessário. Além disso, faça uso de um vocabulário amplo e evite a repetição de palavras ou ideias, pois estas podem tornar o texto redundante e cansativo.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma introdução na redação do Enem?

Revise o texto

Por fim, leia (mais de uma vez) o seu texto ao finalizá-lo. Durante o processo de escrita, erros passam despercebidos pelo candidato por diversas razões, incluindo curto prazo e até mesmo cansaço. Portanto, faça uma leitura minuciosa, assumindo o papel de leitor e corrija o que tiver de ser corrigido.

Como se posicionar na proposta de uma redação. Imagem:divulgação

Como se posicionar na proposta de uma redação. Imagem:divulgação

Além disso, não deixe de analisar se alguma frase não ficou desconexa, ou se certa expressão pode ser contraditória ou interpretada de outra forma por quem está lendo.

Redação ENEM 2016

A redação é um dos maiores medos dos estudantes que vão realizar o Enem. Ela tem muito peso na prova do Enem, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

A dica para garantir uma boa redação é treinar, escrever muito, no mínimo uma redação por semana, assim você estará mais preparado e se sentirá mais seguro durante a realização da prova do Enem.

banner728x90_apostilaenem2

O tema da redação do Enem 2016 é escolhido de acordo com assuntos do cotidiano dos brasileiros. A redação do Enem 2016 tem caráter dissertativo-argumentativo, o candidato deve expor sua opinião a respeito do tema, demonstrando conhecimento de suas causas e apontado possíveis soluções para o problema.

Para conquistar boas notas no Enem é muito importante, além de muito estudo, estar informado e atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, leia muito, leia tudo, jornais, revistas, acompanhe blogs, portais noticiosos e sites jornalísticos.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: