1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8.989 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Enem 2017 será em dois domingos – Descubra o dia da redação!

Este ano, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o cronograma e mudanças do Exame Nacional de Ensino médio com antecedência, antes da publicação do edital, e confirmou as datas das provas. A grande novidade do ENEM 2017 é que o exame ocorrerá somente aos domingos, nos dias 5 e 12 de novembro e o resultado individual das provas será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

Dia da Redação ENEM 2017

O ENEM é segmentado em quatro áreas de conhecimento – Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – e eram anteriormente aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza no primeiro dia, e Linguagens e Matemática no segundo dia, junto à redação.

Com as mudanças, a redação passa a ser aplicada no primeiro domingo, dia 5, junto as questões de Linguagens e Ciências Humanas, e a prova terá duração de cinco horas e meia. No segundo domingo, dia 12, serão aplicadas as questões de Matemática e Ciências da Natureza e a prova terá duração de quatro horas e meia.

Dia da Redação ENEM 2017

Dia da Redação ENEM 2017. Imagem:divulgação

O motivo da mudança da aplicação do exame em um fim de semana para dois domingos seguidos são os candidatos sabatistas, que guardam os sábados por motivos religiosos.

Antes, os sabatistas tinham que se apresentar no local do exame no mesmo horário que os demais mas deveriam aguardar até as 19 horas, quando o sol se punha para iniciar a prova do primeiro dia somente no período noturno. Segundo o MEC, os 76 mil candidatos sabatistas que fizeram a prova geraram um gasto de cerca de R$ 646 mil. Além deles, a mudança também favorece candidatos que trabalham aos sábados.

Inscrições para o ENEM 2017

As inscrições para o ENEM 2017 se iniciarão no dia 8 de maio e se encerram no dia 19 do mesmo mês e devem ser feitas pelo site do INEP, seguindo as orientações passo a passo indicadas no próprio site. O edital do ENEM 2017, por sua vez, deve ser publicado no dia 10 de abril.

O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado, mas, segundo o MEC, o valor deve aumentar para acompanhar os gastos com o exame. O não pagamento do boleto da taxa de inscrição automaticamente desclassifica o candidato que não possui isenção comprovada.

Inscrições para o ENEM 2017

Inscrições para o ENEM 2017. Imagem:divulgação

Alunos da rede pública de ensino que estão terminando o Ensino Médio e candidatos com carência econômica comprovada têm isenção da taxa de inscrição. A novidade de 2017 é a inclusão na isenção da taxa para candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

Uma outra nova regra em relação às inscrições no ENEM também foi divulgada: o candidato isento que não comparecer ao exame só poderá utilizar este benefício no ano seguinte se justificar a ausência através de documento oficial ou atestado médico.

Outras Mudanças no ENEM 2017

Além das mudanças nos dias de exame e na ordem das provas, o MEC também anunciou outras mudanças.

A partir de 2017, o ENEM não servirá mais para certificar o Ensino Médio, deixando esta função ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os cadernos de prova agora terão, por segurança, o nome e o número de inscrição dos candidatos, além do cartão de respostas em encarte na prova. Os cadernos ainda serão diferenciados por cores.

Enem 2017. Imagem:divulgação

Em 2017, a divulgação da média das notas dos estudantes por escola não vai mais acontecer pois, segundo o MEC, o Exame Nacional de Ensino Médio não foi feito para avaliar as escolas, e sim os estudantes do ensino médio. Até o ano passado, os resultados serviam de base para a elaboração de rankings de qualidade de escolas.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: