1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições para o SISU Segundo Semestres de 2017

O SISU denominado de Sistema de Seleção Unificada nacional, foi criado e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), onde por meio de sistema informatizado instituições públicas de ensino superior disponibilizam vagas para candidatos do Ensino Médio que participaram do ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio).

Como se Inscrever no SISU?

Em geral estas inscrições ocorrem duas vezes no ano e em geral, nos meses que antecedem cada começo do semestre letivo.

Após realizar o ENEM do ano anterior vigente, o candidato deve entrar no site e se inscrever para concorrer às vagas.

O SISU denominado de Sistema de Seleção Unificada nacional, foi criado e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

O SISU denominado de Sistema de Seleção Unificada nacional, foi criado e é gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). (Imagem: Divulgação)

As inscrições são feitas somente através da internet, e no ato de inscrição o candidato deve escolher duas opções entre curso e instituições que deseja, lembrando que estas devem estar por ordem de preferência.

O candidato também deve escolher no ato se deseja participar de vagas de ampla concorrência, ou destinada a cotas ou as demais politicas da instituição, lembrando que todas estas informações podem ser alteradas dentro do período de inscrição, e que após isso não é permitido.

Os candidatos são chamados de acordo com a nota classificatória do ENEM juntamente com a nota de corte do Curso escolhido, um exemplo é o curso de Administração na Universidade Estadual do Piauí que possui nota de corte de 582,49.

O candidato ainda poderá optar por três opções:

1ª opção: O candidato que colocou sua primeira opção, o possuir nota para conseguir a vaga terá a oportunidade de realizar a matricula, lembrando que é importante escolher bem a sua primeira opção, pois caso a matricula não seja feita, não será selecionado novamente.

2ª opção: Os candidatos que forem selecionados em sua segunda opção podem matricular-se em sua segunda opção ou não, e ainda podem manifestar interesse na lista de espera de sua primeira opção.

Caso o candidato seja chamado na lista de espera de sua primeira opção, e realizar a matricula, isso resultará automaticamente em cancelamento de matricula já efetuada em de sua segunda opção.

3ª opção: Depois de feita as duas primeiras chamadas o SISU disponibiliza a lista de espera das instituições participantes, onde é feito o preenchimento de vagas que não foram ocupadas anteriormente.

Após realizar o ENEM do ano anterior vigente, o candidato deve entrar no site e se inscrever para concorrer às vagas. (Imagem: Divulgação)

Após realizar o ENEM do ano anterior vigente, o candidato deve entrar no site e se inscrever para concorrer às vagas. (Imagem: Divulgação)

Como Participar da Lista de Espera do SISU?

Para se inscrever na lista de espera e manifestar interesse, é necessário que o candidato tenha em mãos o número de inscrição e senha cadastrada do ENEM do ano anterior vigente ao SISU.

Depois disso, é necessário que o candidato vá até a pagina do aluno do site do SISU e registre o interesse na lista de espera de sua primeira opção.

Quem Pode Participar da Lista de Espera do SISU?

Podem participar da lista de espera do SISU, candidatos que não foram chamados nas duas primeiras chamadas ou aqueles que tenham sido chamados em sua segunda opção de curso.

Os selecionados em sua segunda opção podem manifestar interesse na lista de espera de sua primeira opção, tendo ou não realizado matricula de sua segunda opção.

Uma observação importante nesta etapa, é de que o candidato pode somente manifestar interesse em sua primeira opção, e que esta convocação bem como realização de matricula deve ser realizada através da instituição.

Quando São Feitas as Inscrições para a Lista de Espera?

Os prazos para realizar as inscrições para lista de espera do SISU, 2° semestre de 2017 são de 05 de Junho de 2017 á 19 de Junho de 2017.

As manifestações de interesse pela lista de espera são realizadas através de seu login de senha do ENEM no site.

Podem participar da lista de espera do SISU, candidatos que não foram chamados nas duas primeiras chamadas. (Imagem: Divulgação)

Podem participar da lista de espera do SISU, candidatos que não foram chamados nas duas primeiras chamadas. (Imagem: Divulgação)

Outra informação importante é de que até o dia 13 de Junho de 2017 ainda serão divulgadas as  listas de candidatos selecionados nas chamadas regulares.

Então fique atento a prazos e datas, e boa sorte.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: