1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (68.788 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

MEC divulga mudanças na prova do Enem 2017

O Ministério da Educação e o INEP divulgaram novas mudanças para o ENEM 2017 esse mês e elas já bombaram na internet, dividindo as pessoas com muitas opiniões. Como as inscrições para o exame devem começar nos próximos dois meses, você precisa estar a par de todas as novidades, certo?

Caso você ainda não saiba quais são as mudanças e novas novidades, trazemos para você tudo que foi anunciado pelo MEC. Fique de olho para não perder nenhuma informação ou detalhe!

Conheça o ENEM 2017

O ENEM, como todos sabem, atualmente é a porta de entrada para a faculdade. A grande maioria das instituições usa a nota do exame para classificar os candidatos e, sem a nota, você não tem como participar do SISU. O SISU é uma espécie de complementação do ENEM, onde você se inscreve e se candidata a vagas no ensino superior a partir de sua nota.

ENEM 2017

ENEM 2017. Imagem:divulgação

A portaria que regulamenta todas as novas mudanças está prevista para ser divulgada no dia 24 de março, já o edital do exame está previsto para sair até o dia 10 de abril. As inscrições para a edição 2017 do exame acontecerão entre os dias 8 e 19 de maio. Agora que você já sabe quando começar a se inscrever e como funciona, vamos às mudanças.

Acesse e saiba mais informações: Quantos acertos devo ter na redação do Enem?

Mudança no Cronograma ENEM

Uma das primeiras mudanças está presente no cronograma do ENEM. Até o ano passado os candidatos realizavam as provas no sábado e no domingo, em dois dias seguidos.

Mudança no Cronograma ENEM

Mudança no Cronograma ENEM. Imagem:divulgação

Agora, a partir de 2017, as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos, possibilitando que os jovens descansem e possam estudar mais. A medida foi criada principalmente para beneficiar aqueles que reservam o sábado por questões religiosas.

Mudança na Redação do ENEM

Há também mudanças envolvendo a temida redação do ENEM. A prova da redação será aplicada no primeiro domingo de prova, juntamente com as questões de linguagem e ciências humanas. O primeiro dia de prova terá 5 horas e 30 minutos, já no segundo domingo, o tempo será de 4 horas e 30 minutos e os candidatos realizaram a prova de matemática e ciências da natureza.

Mudança na Redação do ENEM

Mudança na Redação do ENEM. Imagem:divulgação

Isso permite que no segundo dia os alunos estejam mais descansados, estudados e relaxados. Mesmo assim, nem todos gostaram dessa mudança, isso está dividindo a internet e a opinião das pessoas. E você, o que achou? Será melhor?

Acesse e saiba mais informações: Como estudar temas para uma redação?

Mudanças Gerais do ENEM 2017

Há ainda outras mudanças no ENEM. A partir de agora não haverá mais resultado do ENEM por cada escola, o SAEB, como é conhecido, passará a ser universal e não mais amostral para cada escola, privada ou pública.

Outra mudança importante é sobre o atendimento especializado: agora este deve ser solicitado no momento da inscrição e não mais na hora da prova. É preciso apresentar um documento que comprove a necessidade de atendimento especializado.

Mudança na Redação do ENEM

Mudança na Redação do ENEM. Imagem:divulgação

É sempre importante estar a par de todas as mudanças para não sofrer nenhum contratempo ou se surpreender na hora de ir fazer a prova. Com o edital sendo lançado no dia 10 do próximo mês ficará mais fácil ver todas as mudanças, pois ele conterá todas as informações que precisamos, como cronograma completo, regras e demais detalhes.

Não foi anunciada nenhuma novidade sobre o valor de inscrição, mas como em anos anteriores, provável que ele aumente um pouco. As demais informações sobre o exame devem continuar as mesmas, mas ainda assim é essencial sempre ler o edital antes de fazer a sua inscrição, isso garante que você esteja a par de tudo e não corra o risco de ser desclassificado.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: