/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (136.466 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

NÃO COPIE! 5 dicas de como compreender o tema da redação e se dar bem!

Um dos exames mais difíceis e concorridos está chegando, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é o responsável por fazer com que milhares de jovens consigam realizar o sonho de ingressar no ensino superior nas melhores universidades do país.

O ENEM é um exame bastante extenso e difícil, por isso os jovens já começam a se preparar com meses de antecedência, uma das partes mais complicadas do exame é a redação, que vale muito na hora de classificar os jovens para as universidades. Confira como se dar bem na redação e garantir uma boa nota.

Redação do ENEM

O ENEM hoje em dia é muito importante, através dele é possível ingressar no ensino superior nas melhores universidades, seja através do vestibular ou dos programas educacionais que utilizam a nota do ENEM como meio de classificação dos alunos.

A grande maioria dos programas educacionais exigem que o aluno tenha tirado uma boa nota nas provas e na redação, em casos, por exemplo, onde o aluno vai bem nas matérias e zera a redação ele já é automaticamente excluído dos processos de seleção, por isso a redação é tão importante.

redacao-do-enem

Redação do ENEM. Imagem:divulgação

Na hora da prova você vai receber um texto de apoio para te ajudar a fazer um texto bem legal, nos textos de apoio estão dados que devem ser levados em conta, além de informações importantes sobre aquele determinado assunto.

Mas antes de pegar o texto de apoio e copiar na redação é preciso entender do que se trata o tema proposto, só assim você vai conseguir fazer uma boa redação e garantir a nota necessária para ingressar no ensino superior.

Acesse e saiba mais informações: O que é conclusão na redação?

5 dicas de como compreender o tema da redação

Veja aqui algumas dicas de como compreender bem o tema de redação, lembrando que essas dicas vão valer para tudo, não apenas para o ENEM, então confira todas as dicas e prepare-se para as provas.

1 – Fique por dentro de todos os assuntos

Normalmente, seja no ENEM ou em qualquer outra prova de vestibular, os temas de redação são temas atuais, são temas sobre fatos que estão acontecendo ou que chamaram bastante atenção nos últimos meses. Por isso é extremamente importante ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo atualmente.

redacao-do-enem

Redação do ENEM. Imagem:divulgação

Quando você conhece sobre determinado assunto, assim que lê um enunciado já fica bem fácil de compreender o que está sendo falado não é mesmo? e com isso acaba ficando ainda mais fácil fazer um texto expondo o seu ponto de vista sobre aquele assunto x, então a principal dica é essa, fique por dentro de todos os assuntos que mais estão chamando atenção no mundo hoje em dia.

2 – Leia com calma e atenção

Na hora de ler o tema proposto e também os textos de apoio faça isso com calma e atenção. Dar uma primeira lida meio por cima para se lembrar do assunto que está sendo pedido e uma segunda lida com calma e atenção é muito importante para quem quer se dar bem na prova.

Lendo com atenção você poderá pegar dados importantes e conseguir coloca-los nos seus argumentos na redação.

Acesse e saiba mais informações: Classes gramaticais usadas em uma redação

3 – Treine bastante

Treinar é essencial. Colocar o seu ponto de vista, com argumentos e dados sobre determinado assunto pode parecer fácil, mas na hora de colocar tudo isso no papel acaba ficando mais complicado e é bem comum se perder nos pensamentos, principalmente com o nervosismo de estar fazendo uma prova importante.

redacao-do-enem

Redação do ENEM. Imagem:divulgação

Por isso é ideal que você treine bastante, pegue temas antigos, faça textos argumentativos, leia textos argumentativos para entender como ele deve ser feito e treine mais um pouco. Com o treino você vai ver que vai pegar os textos para fazer e tudo vai fluir com muito mais facilidade, sem ser necessário ficar copiando nada dos textos de apoio.

4 – Cuidado com a ortografia

Não adianta nada você conhecer o assunto do tema e ter todos os argumentos prontos na sua cabeça, é preciso saber escrever bem para que você consiga a nota máxima. Treine bastante a sua ortografia e para que de tudo certo não existe nada melhor do que ler bastante e escrever bastante.

Acesse e saiba mais informações: Quais os critérios na avaliação de uma redação?

5 – Não enrole muito e nem copie

Não copie os textos de apoio e não fique enrolando muito na hora de escrever sua redação, ou seja, vá direto ao ponto. Coloque seus argumentos, fale sobre eles e não fique dando voltas e mais voltas no textos para chegar no final e nem ter uma boa conclusão.

redacao-do-enem

Redação do ENEM. Imagem:divulgação

Você vai precisar colocar seus argumentos e concluir o seu ponto de vista, com suas ideias e não com a cópia dos textos de apoio.

Como estudar temas para a redação do ENEM?

Estudar temas para a redação do ENEM é muito mais fácil do que parece, você só precisa, realmente, ficar por dentro das atualidades do mundo. Leia bastante jornal para ficar por dentro do cenário político atual, tanto no Brasil como no mundo, que é com certeza um tema que tem bastante chance de cair.

E não só isso, fique por dentro também das questões sociais como os direitos LGBT, racismo, feminismo, machismo, direitos da mulher e muito mais.

No geral a dica principal é essa: Fique por dentro dos assuntos que mais tem chamado a atenção no Brasil e no mundo. Assim você vai conhecer bem o assunto do tema proposto e vai garantir a nota mil.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: