/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O que é conclusão na redação?

A redação dissertativa argumentativa do Exame Nacional do Ensino Médio exige que os candidatos sigam o modelo de “introdução-desenvolvimento-conclusão” para serem aprovados. Além disso, na conclusão, os candidatos precisam apresentar uma proposta de intervenção social que não desrespeite os direitos humanos.

A maioria dos candidatos depois que consegue finalizar as duas primeiras etapas, se vê preso no momento de criar a conclusão, por não saber a forma exata de finalizar e o que propor. Aqui vamos tirar todas suas dúvidas e auxiliar na criação de uma conclusão, além de apresentar o que pode te dar um zero no ENEM.

Conclusão redação Enem

A conclusão é o fechamento do seu texto, da sua ideia, dos seus argumentos que foram apresentados ao longo da redação. Ela pode ser baseada em uma retomada do que já foi dito na introdução, mas precisa ser de uma forma inovadora para que você não se torne muito repetitivo. A conclusão pode conter uma análise crítica do assunto e, principalmente, a sua solução para o problema.

conclusao

Conclusão redação Enem. Imagem:divulgação

Para construir uma boa redação você vai usar tudo que já foi dito na introdução e na argumentação, e pensar em algo mais para o seu argumento. Essa parte da redação possui apenas um parágrafo e não precisa ser extensa. Para fazê-la, assim como a intervenção social, você pode adotar o método do questionamento.

Pergunte a si mesmo, o que poderia ser feito para amenizar ou acabar com o problema; pergunte também o que precisa ser destacado de tudo o que você escreveu. A conclusão deve ser elaborada a partir das respostas dessas perguntas.

Acesse e saiba mais informações: Dúvidas na hora de desenvolver a redação? Assista uma aula online!

Conclusão redação dissertativa

Uma conclusão de uma redação dissertativa não precisa ser enorme, algumas linhas bastam para você apresentar o desfecho. Lembre-se que a sua intervenção social não pode desrespeitar os direitos humanos. Caso você não os conheça, essa é uma boa hora para procurar mais sobre o assunto.

conclusao-redacao-dissertativa

Conclusão redação dissertativa. Imagem:divulgação

Uma boa dica para ter mais facilidade na hora de criar a sua conclusão é praticar em casa. Veja os principais temas que podem cair no Enem e escreva uma redação sobre eles, nos mesmos critérios do Enem.

Dessa forma aos poucos você vai aprimorar o seu conhecimento e encontrar mais facilidade para concluir os assuntos e apresentar as devidas melhorias. Pedir a ajuda do professor nessa hora também é interessante, pois ele pode apontar os seus erros e ajudar você a melhorar.

Termos de conclusão

Há algumas coisas que precisam ser evitadas, ou seja, que não devem estar na sua conclusão. Você deve tomar muito cuidado na hora de escrever e de preferência ler o rascunho antes de começar a passar para a folha principal.

termos-de-conclusao

Termos de conclusão. Imagem:divulgação

Você deve evitar colocar novos argumentos na conclusão: o lugar deles é no desenvolvimento, apenas. Na conclusão você também não deve abordar um pensamento que não foi abordado antes, pois será considerado um novo argumento. Além disso, evite surpresas na hora de escrever a sua conclusão. A conclusão serve para fechar a sua tese, deve conter a lição que pode ser tirada do assunto, ou melhor, a solução para o problema que foi falado.

banner728x90_apostilaenem2

Acesse e saiba mais informações: O que fazer quando o tema da redação não for o que estudei?

O que pode te dar ZERO na redação

Os candidatos devem ficar atentos a diversos erros que, se cometidos, podem gerar um belo zero na sua redação. Todos esses erros são listados pelo MEC no caderno de questões do segundo dia do Enem e estão logo abaixo dos textos de apoio. Poucas pessoas leem, mas eles são importantíssimos.

Os principais erros que podem fazer você tirar um zero na redação são: o texto ter apenas sete linhas é considerado conteúdo “insuficiente”; não estar no modelo dissertativo-argumentativo; apresentar intervenção social que desrespeite os direitos humanos; entre outros.

Redação do Enem

Redação do Enem. Imagem:divulgação

Para garantir uma boa nota, certifique-se de não cometer nenhuma dessas infrações. Há também outras infrações que são cometidas, mas estas só diminuem os pontos de acordo com cada competência. As redações são avaliadas em cinco competências, sendo que cada uma delas vale 200 pontos. Os avaliadores dão de 0 a 200 pontos e dessa forma a sua nota é gerada. Mais informações sobre o ENEM podem ser encontradas no site oficial do exame.

Prepare-se para fazer a prova do ENEM 2016 para que a sua nota seja ótima para ingressar no curso desejado. Boa Sorte!

Recomendados para você: