1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.987.789 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é desenvolvimento em uma redação?

Se você está se preparando para uma prova de vestibular ou para o ENEM 2016 deve estar preocupado em desenvolver boas redações. Essas avaliações solicitam uma redação dissertativa argumentativa, ou seja, um texto que exija ideias críticas do autor (no caso VOCÊ) e desenvolvimento coerente dessa linha de pensamento.

Claro que tudo isso levando em consideração regras de gramática e de estrutura do texto, que deve fazer sentido como um todo. E é sobre uma parte dessa estrutura textual que vamos escrever por aqui neste artigo: o desenvolvimento de uma redação.

Continue a ler o artigo para descobrir como esse desenvolvimento deve ser feito.

Acesse e saiba mais informações: Quantos parágrafos uma boa redação tem?

Tipos de desenvolvimento redação

O desenvolvimento será escrito após a introdução ou tese de sua redação, e deve apresentar um sentido de continuidade com a parte anteriormente exposta. Ou seja, ao começar esse desenvolvimento você deve prestar atenção se o texto está garantindo a mesma ideia. Isto é, se você disse A na tese, não pode desenvolver escrevendo B. Seja fiel à sua primeira ideia até o final.

quantos-paragrafos-uma-boa-redacao-tem

O que é desenvolvimento em uma redação? Imagem:divulgação

São vários tipos de desenvolvimento redação que você pode seguir para se dar bem no ENEM e no vestibular. Vamos elencar os 5 principais abaixo:

Desenvolvimento redação enumerativo: O autor enumera as possibilidades de resolução do problema apresentado na introdução. Ele explica que há diversos fatores e os escreve, um após do outro, com suas devidas significâncias. Após apresentas as hipóteses, o autor deverá desenvolver “em cima” delas para encontrar uma ou mais soluções, ou deixar com que o leitor escolha entre uma e outra, mas sempre evidenciando qual seu ponto de vista.

Desenvolvimento redação por exemplificação: O autor utiliza exemplos reais, que sejam do conhecimento global (fatos cotidianos e históricos), para justificar a introdução. Esses exemplos dados serão peças-chave para que os leitores tomem um posicionamento diante do assunto apresentado.

texto-dissertativo-argumentativo

O que é desenvolvimento em uma redação? Imagem:divulgação

Desenvolvimento redação por causa e consequência: O autor utilizará a argumentação “causa e consequência” para justificar o tema proposto. Para você entender melhor, se for uma redação sobre as falhas da mobilidade urbana, a argumentação deverá evidenciar a possível causa para esse problema ocorrer, e as consequências que esse fator traz para a sociedade.

Desenvolvimento por comparação: O autor deve se utilizar de comparações e contrastes pertinentes ao tema proposto. Compare o assunto a outro que pertença a mesma classe, como: ônibus e bicicleta; computador e televisão; cinema e teatro.

Desenvolvimento por definição: O autor pode utilizar a definição sempre que utilizar termos determinantes para o desenvolvimento do tema. Por exemplo, se utilizar “Antropologia” em seu texto, use a definição, ou seja, o significado dessa palavra para explicar a seus leitores. É muito importante definir tudo aquilo que você achar que o leitor deve conhecer mais a fundo.

Desenvolvimento redação quantas linhas

A redação do ENEM conta com um número máximo de linhas totais que é de 30 linhas. Os especialistas indicam que o ideal é escrever o desenvolvimento da redação entre 15 e 20 linhas.

É importante que você não dedique muito espaço para a tese, que é a introdução do tema. Até 5 linhas para essa parte está de bom tamanho. Aí, a conclusão poderá ser escrita com as linhas faltantes.

redação do Enem

O que é desenvolvimento em uma redação? Imagem:divulgação

O mais indicado é fazer um rascunho anteriormente para depois passar para a folha original da redação do ENEM. O essencial é que o texto esteja bem distribuído e que seja bem pensado antes de escrever a versão final.

Uma dica é planejar quantas linhas terá cada parágrafo, a sugestão dos professores é: um parágrafo para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para a conclusão.

Acesse e saiba mais informações: O que é introdução na redação?

Desenvolvimento redação dissertativa argumentativa

A dissertação dissertativa argumentativa é aquela requerida em diversas provas de vestibular e do ENEM. Geralmente são propostos temas atuais, que afetem diretamente ou indiretamente a sociedade e a natureza.

Esse tipo de dissertação pede uma visão bem crítica do autor, que deverá expor e defender seu ponto de vista acerca do tema solicitado. No decorrer do texto ele apresentará o assunto, discorrerá sobre ele, propondo causas, hipóteses, questionamentos, entre outros. Depois, caberá ao autor também colocar uma possível solução para a problemática.

Exclusão da trema

O que é desenvolvimento em uma redação? Imagem:divulgação

O desenvolvimento da redação dissertativa argumentativa deve conter a discussão dos argumentos, e o principal propósito é convencer o leitor de uma determinada ideia. Para conseguir atingir esse objetivo, você pode recorrer a alguns artifícios, como:

Autoridades: Coloque no texto um argumento que se apoie no conhecimento ou afirmação de um especialista na área do tema.

Consenso global: Utilize frases que sejam universais para comprovar o que você está propondo. Exemplo: “Os investimentos em saúde e educação são necessários para o desenvolvimento da sociedade”.

o-que-e-desenvolvimento-em-uma-redacao

O que é desenvolvimento em uma redação? Imagem:divulgação

Comprovação pela experiência ou observação: Fundamente seu texto com dados que comprovam ou confirmam sua veracidade. Um exemplo são os resultados de pesquisas e estudos, realizados em determinado período e encomendados por um órgão reconhecido.

Fundamentação lógica: Até o raciocínio lógico pode ser utilizado como argumentação para o desenvolvimento de sua redação. As implicações de causa e efeito, consequência e causa, são exemplos desse tipo de argumentos.

Não deixe de treinar bastante sua escrita antes de realizar o ENEM e outros vestibulares. A redação é um dos pontos mais importantes desse tipo de avaliação, pois conta a metade do valor da nota final. Boa sorte!

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: