/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.345.435 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é introdução na redação?

Só de ouvir a palavra “redação” o coração já acelera, o suor frio começa a brotar e muita gente acha que “já era”, tudo isso por um motivo: não saber por onde começar a escrever uma redação. Simples! Tudo começa com a introdução na redação.

Normalmente, quando solicitada a redação, é dado um tema sobre o qual a redação deve se tratar, ou seja, o assunto a ser tratado já está ali, apenas esperando para ser desenvolvido e a introdução na redação já irá demonstrar o que será tratado e quais as ideias que serão expostas. Mas vamos partir do começo e explicar tudo tim tim por tim tim, para que na hora de redigir uma redação a sua introdução seja tão cativante, que o leitor fique ávido para ler tudo até o fim.

O que é uma introdução?

A introdução é o início, o começo do texto e é onde você irá expor ao leitor as ideias e conceitos que serão discutidos posteriormente. É um breve resumo do que será tratado e argumentado no desenvolvimento do conteúdo do texto.

o-que-e-uma-introducao

O que é uma introdução? Imagem:divulgação

Muitas pessoas cometem um grande erro ao fazer a introdução na redação de forma que na própria introdução contenha argumentos sobre o assunto, o que deixa tudo completamente desorganizado, causando assim uma confusão por parte de quem está lendo o texto, que fica meio sem pé nem cabeça e o leitor não sabe onde começa e onde termina a argumentação que, muitas vezes, acaba misturando, inclusive, a justificativa ou conclusão do texto. A introdução deve ser clara e direta.

Como começar uma introdução?

Para começar a introdução na redação, primeiramente deve-se ter em mente que ela deve ser bastante simples, objetiva e expor o assunto tratado de forma clara, porém, deve abranger todo o assunto que será tratado. Ou seja, o texto deve ser desenvolvido de acordo com a introdução, pois todo ele gira em torno dela.

o-que-e-uma-introducao

O que é uma introdução? Imagem:divulgação

O ideal é que a introdução na redação contenha pelo menos duas frases, porém, normalmente este número fica em torno de três ou quatro e, cada uma das frases deve ser explicada ou argumentada nos parágrafos do texto. Dessa forma entende-se que, cada um dos parágrafos do desenvolvimento da redação corresponde diretamente a cada frase da introdução.

Acesse e saiba mais informações: Dúvidas na hora de desenvolver a redação? Assista uma aula online!

Exemplos de introdução

Para ficar clara essa explicação vamos a alguns exemplos. Suponhamos que a redação deva se tratar sobre gatos. Um exemplo simples de introdução seria:

“ Dizem que gatos são animais independentes e antissociais.Há quem diga que são carinhosos e ótimos como companhia.Uma coisa é certa, gatos são animais limpinhos e muito graciosos”

o-que-e-uma-introducao

O que é uma introdução? Imagem:divulgação

Pronto! Está aí uma introdução simples, clara e direta. Que tema a redação vai abordar? Gatos. O que será argumentado no primeiro parágrafo? O motivo pelo qual os gatos são considerados independentes e antissociais seja comportamental ou social.

O segundo parágrafo tratará de explicar o porquê de serem carinhosos e companheiros, fazendo um contraponto ao parágrafo anterior. No último explicar por que são tão limpos e o que os torna graciosos. Prontinho, tudo nos trinques! Aí é só partir para a conclusão e finalizar a redação.

Introdução nem tão boa assim

Que tal um exemplo de uma introdução na redação de uma forma não tão boa, só para notar a diferença? Vamos usar o mesmo tema, gatos:

“Dizem que gatos são independentes e antissociais porque não se dão bem com qualquer pessoa. Há quem diga que são carinhosos porque se esfregam nas pernas pra pedir comida e carinho e fazem companhia como nenhum outro animal de estimação. Mas uma coisa é certa, gatos sabem tomar banho pra ficar limpinhos e andam com muita graça.”

o-que-e-uma-introducao

O que é uma introdução? Imagem:divulgação

Pronto, parabéns! Você acabou de complicar sua vida! Isso porque a introdução é para apresentar o que será tratado e, neste caso, deverá explicar o porque dos gatos não se darem bem com as pessoas e serem independentes, porque eles se esfregam para pedir comida e são melhores companheiros do que outros animais de estimação e, por último, como eles tomam banho e de que forma andam. Nesta introdução ficou tudo misturado e, erradamente, foi inserida a argumentação na apresentação do conteúdo.

Acesse e saiba mais informações: Como se posicionar na proposta de uma redação

Redação do ENEM 2016

Esta técnica básica de como fazer uma boa introdução na redação, além de te ajudar a tirar boas notas na escola, podem garantir uma excelente nota no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – este ano, já que a redação tem um grande peso na nota da prova.

Além disso, muitas universidades e programas sociais do Governo Federal utilizam as notas do ENEM como vestibular para ingressar no ensino superior e, uma boa nota pode ser seu passaporte para ótimas oportunidades.

Agora que você já sabe como fazer a introdução na redação, coloque em prática tudo o que aprendeu. Pode ser uma ótima introdução para uma carreira de sucesso!

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: