/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O que é um texto argumentativo dissertativo?

Você que está se preparando para provas de vestibular e para o ENEM deve ter ouvido falar sobre texto argumentativo dissertativo, não é mesmo? Esse é o tipo de texto solicitado na redação dessas avaliações.

Para você ficar por dentro desse e outros estilos textuais, confira neste artigo tudo o que precisa saber para treinar e se dar bem nas futuras provas.

O que é uma dissertação?

Uma dissertação é caracterizada pela interpretação, análise, avaliação e explicação de fatos e indagações da realidade. Para você escrever um texto argumentativo dissertativo, é preciso refletir sobre um determinado assunto e expor suas opiniões de forma coesa e coerente, mantendo uma postura crítica.

O que eu realmente acho daquele assunto? Qual a importância dele na sociedade atual? Terá um resultado positivo ou negativo? Qual a solução para esse questionamento? Essas são algumas questões que você deverá se fazer para escrever um texto argumentativo dissertativo.

O que é uma dissertação

O que é uma dissertação (Foto: Divulgação)

É importante saber que esse tipo de texto ganha mais credibilidade se for desenvolvido desta forma:

  • Seguindo uma linha de pensamento – ou seja, com introdução, argumentos e conclusão.
  • Exibindo fatos do passado, estudos científicos, trechos de livros, pensamentos e até frases célebres para contrapor ou comprovar que escreve.
  • Expondo suas ideias, valores e crenças de forma clara e objetiva, provocando um debate de reflexões sobre o assunto em questão.
  • Utilizando regras da norma culta da língua portuguesa, sem cometer erros gramaticais, sintáticos e semânticos.

Além desses fatores, o texto argumentativo dissertativo deve ser escrito em linguagem denotativa, aquela que emprega as palavras em seu sentido próprio. Apesar disso, há artifícios para utilizar a conotação – linguagem poética, simbólica e figurada – sem destoar do restante do texto, marcando um estilo pessoal de escrita.

texto dissertativo

Texto dissertativo. Imagem:divulgação

Esse estilo textual também pede a escrita em terceira pessoa e admite, por ora, a primeira pessoa do plural. O enunciador – no caso você – não aparece no texto. Isso se deve ao fato de ser um texto com valor universal, cujas ideias podem englobar um grande número de pessoas.

Por fim, é imprescindível fazer valer o caráter “argumentativo” desse tipo de texto. Sendo assim, você deve escrever de tal maneira que consiga persuadir os leitores, trazendo-os para a discussão e os convencendo a aceitar alguma proposta exibida no texto. Por isso, abuse das justificativas para tudo o que você expõe, nenhum argumento deve ser escrito sem embasamento.

Acesse e saiba mais informações: Gramática na redação – Entenda o uso do MAS e Mais

O que é um texto dissertativo em prosa

O texto dissertativo em prosa pode ser considerado o mesmo que texto argumentativo dissertativo. Chamamos de texto em prosa todos aqueles que são escritos em frases e parágrafos, e não em estrofes, versos e rimas, características de poesias e poemas.

texto dissertativo em prosa

Texto dissertativo em prosa. Imagem:divulgação

Nele também há o caráter dissertativo, o que significa que você terá que opinar sobre um determinado assunto estruturando o texto em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Todas elas devem se interligar de maneira coerente – sem “perder” a ideia inicial no meio do desenvolvimento do pensamento.

Acesse e saiba mais informações: Como se posicionar na proposta de uma redação

Texto argumentativo dissertativo Estrutura

Para escrever um texto argumentativo dissertativo, como falamos anteriormente, você deve seguir o padrão de três regras estruturais. Elas são muito úteis na hora de construir a base de sua ideia, além de ajudar a mantê-la sólida até o fim do texto.

Veja qual é a estrutura e as características de cada parte:

  • Introdução: momento em que você apresentará a tese (assunto) que irá defender. Aqui não é preciso argumentar ainda.
  • Desenvolvimento: aqui você deverá expor os fatos e ideias de maneira crítica, exemplificar e informar o maior número de dados pertinentes sobre o assunto.
  • Conclusão: onde será feita uma reflexão de todas as informações, hipóteses e argumentações feitas anteriormente, tentando criar uma justificativa e solução para o que foi dito.

O que é um texto narrativo

Um texto narrativo nada mais é do que aquele que é escrito para contar uma história. Pode ser a narração de um fato real ou fictício, que envolveu um ou mais personagens e aconteceu em determinados tempo e lugar.

texto narrativo

Texto Narrativo. Imagem:divulgação

É importante ressaltar nesse tipo de texto a ordem cronológica e dar sentido de passado e futuro (fatos anteriores e posteriores). O tempo verbal mais usual é o passado, mas há como envolver outros no decorrer do texto.

A liberdade de criação é muito grande para esse estilo textual, podendo ser utilizado na redação de: contos, fábulas, novelas, crônicas, romances, piadas, entre outros.

Acesse e saiba mais informações: Gramática na redação – Entenda o uso do hífen

O que é um texto dissertativo expositivo

O texto dissertativo expositivo busca exatamente como o nome diz, expor as ideias sobre um determinado tema ao leitor. Mas diferente do dissertativo argumentativo, nesse estilo não é preciso utilizar artifícios de persuasão para convencer quem lê.

É importantíssimo ao escrever um texto dissertativo expositivo o embasamento da totalidade das informações expostas. Por isso, é sugerido que tenha domínio completo do assunto, para não haver indícios de incoerência e ilegitimidade.

banner728x90_apostilaenem2

A exposição do conhecimento teórico e, por vezes, até prático do tema deve ser feita de forma clara e objetiva, com bastante dados e descrições, além de recorrer a comparações para atestar o que é escrito.

Geralmente esse tipo de texto é utilizado em enciclopédias, livros didáticos, textos científicos e textos jornalísticos de diversos meios de comunicação.

Recomendados para você: