1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (167.568 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é uma linguagem coloquial?

O ENEM e os vestibulares estão chegando e é claro que é preciso estar bem preparado para não fazer feio na prova não é mesmo? Para isso é importante estudar bastante e não desanimar. Uma das partes mais importantes do ENEM e dos vestibulares é a hora da redação, o aluno que vai mal na redação acaba perdendo as vagas.

Para conseguir ir bem na redação é preciso conhecer bem todas as regras de gramática da língua português e claro, o jeito certo de aplica-las. Confira aqui tudo sobre a linguagem coloquial e arrase na sua redação.

Exercícios linguagem coloquial e formal

A linguagem coloquial é a linguagem informal, ou seja, é o jeito que a gente costuma falar em situações informais, como uma conversa com os amigos, por exemplo. Quando usamos a linguagem coloquial não nos preocupamos com regras gramaticais e acabamos falando de forma espontânea, regional, sem toda aquela preocupação de estar falando corretamente.

Na hora de fazer a redação é preciso tomar muito cuidado para não utilizar a linguagem coloquial, isso porque precisamos, na hora de fazer a redação, obedecer às regras gramaticais e não utilizar gírias.

exercicios-linguagem-coloquial-e-formal

Exercícios linguagem coloquial e formal. Imagem:divulgação

Hoje em dia esse é um problema muito grande que acontece entre os jovens que estão acostumados e falar de forma informal e acabam usando essa linguagem na hora da prova.

Para não ter nenhum tipo de problema em relação a linguagem coloquial na hora da prova, é importante fazer bastante exercícios, ou seja, necessário usar a linguagem formal, ou seja, aquela com regras que devem ser obedecidas.

Confira alguns exemplos de frases com linguagem coloquial:

  • Ela nem se tocou que o cara tava afim dela.
  • O cara é maior sem noção.
  • Mano, como assim? Cê tá louco?
  • Vamo da um role esse fim de semana mano?

É possível perceber que são frases usadas por nós no dia a dia, são frases com gírias ou até mesmo com sotaques típicos de uma determinada região.

Tipos de linguagem coloquial

É muito importante saber exatamente a diferença entre a linguagem coloquial e as outras formas de linguagem, só assim é possível compreender quando você pode usar tal modo de falar e quando não pode usar. Além de não poder usar a linguagem coloquial em redações, é importante lembrar que no âmbito social ela também deve ser usada com moderação.

linguagem-coloquial

Linguagem coloquial. Imagem:divulgação

Por exemplo, durante uma entrevista de emprego você não poderá falar com seu chefe da mesma maneira que fala com seus amigos e familiares. A linguagem coloquial pode se dividir tanto na linguagem espontânea como também na linguagem regional, onde muitas vezes é usado gírias típicas de uma região.

Acesse e saiba mais informações: 5 erros comuns em uma redação

O que é uma linguagem formal

A linguagem formal é o oposto da linguagem coloquial. Na linguagem formal é necessário seguir todas as regras da gramatica, além de saber pronunciar muito bem as palavras. É importante saber a diferença entre a formal e a informal para saber quando e onde pode usar o determinado tipo de linguagem.

linguagem-formal

Linguagem formal. Imagem:divulgação

Na redação do ENEM e de qualquer vestibular ou concurso é importante que você utilize somente a linguagem formal, obedeça às regras gramaticais, formule frases com clareza e não use nenhum tipo de gíria.

O que é uma linguagem regional

A linguagem regional, como o próprio nome já diz, é a linguagem usada em uma determinada região, por exemplo, as pessoas que moram no nordeste possuem várias gírias e também possuem um sotaque completamente diferente das pessoas que moram no sul.

linguagem-regional

Linguagem regional. Imagem:divulgação

A linguagem regional muda de região para região, e isso não significa apenas norte e sudeste, a linguagem regional acontece em cidades próximas também, muitas vezes a forma de falar de uma determinada cidade é um pouco diferente da forma de falar da cidade vizinha, seja através do sotaque, gírias ou costumes.

Acesse e saiba mais informações: Temas de redação do Enem 2016

O que é uma linguagem culta

A linguagem culta nada mais é do que a linguagem formal, ou seja, a linguagem onde é necessário utilizar as regras gramaticais corretamente.

linguagem-culta

Linguagem culta. Imagem:divulgação

A linguagem culta é utilizada nas redações, em diversas situações sociais e também é a linguagem utilizada nos veículos de comunicação como:

  • Radio
  • Jornal
  • Televisão
  • Painéis
  • Anúncios

Entre outros. Lembre-se que a linguagem culta é a linguagem usada na sua redação do ENEM, então nada de gírias ok?

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: