/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (109.890 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

O que é uma tese?

Realizar o Enem pode ser uma grande dificuldade para quem não sabe construir uma tese, mas o que é isso? Uma tese, basicamente, é emitir a sua opinião sobre os argumentos apresentados em sua redação. O Enem avalia isso como um dos principais critérios, e você deve tomar alguns cuidados. Continue lendo, e saiba tudo sobre como construir uma boa tese.

O que é uma tese dissertativa?

A tese é a ideia principal que você deseja passar com a sua redação, resumidamente, seria como uma palavra que descrevesse o teu texto. Realizar uma boa tese é fundamental para atingir os seus objetivos com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

o-que-e-uma-tese

O que é uma tese? Imagem:divulgação

Em diversas instituições de ensino, para conseguir novos títulos, como doutor ou mestre, é necessário escrever uma tese, explicando algum assunto, fato que leva tempo, e é exigida bastante qualidade. O autor da redação do Enem, deve apresentar dados, argumentos e fatos que comprovem as suas ideias, dessa forma irá atingir o seu objetivo: uma boa nota.

Como construir uma boa tese dissertativa?

Uma tese dissertativa sempre deve ser dividida em três partes: introdução, onde você apresenta todas as ideias que irá desenvolver ao longo do texto; desenvolvimento, nesta parte é apresentado todos os argumentos e as justificativas sobre o assunto abordado; e a conclusão, onde deve encerrar o texto, apresentando soluções para os problemas contidos em sua tese. Durante a construção, evite fazer julgamentos contra os direitos humanos, ou que expressem algum preconceito, isso pode causar prejuízos em sua nota.

Acesse e saiba mais informações: Dúvidas na hora de desenvolver a redação? Assista uma aula online!

Exemplos de teses dissertativas

As teses dissertativas podem ser construídas de diversas formas. O texto do Enem, que contém 30 linhas para desenvolver o conteúdo, é bom ser feito em quatro parágrafos, introdução, dois com o desenvolvimento do tema, e a conclusão, o ideal é calcular o espaço, para não deixar nada em branco, o que também resulta em descontos em sua nota.

o-que-e-uma-tese

O que é uma tese? Imagem:divulgação

Redação do Enem 2016

A redação do Enem vale 1.000 pontos, ou seja, ela sozinha vale como uma nota inteira, que envolve 45 questões. Quem por algum motivo tirar zero na redação do Enem 2016, estará impedido de concorrer a uma bolsa de estudos, pois esse é uma das exigências do Exame Nacional.

A redação é muito importante, podendo salvar ou afundar um candidato, quem consegue uma boa nota, tem grandes chances de atingir o seu objetivo. Uma dica para realizar uma boa redação, é sempre estar atento nos telejornais, dessa forma estará por dentro do que está acontecendo, e aumentam as chances de conhecer o tema da redação do Enem 2016.

Acesse e saiba mais informações: O que fazer quando o tema da redação não for o que estudei?

Possíveis temas da redação do Enem 2016

Todos os anos surgem diversas possibilidades com os temas da redação do Enem, e os alunos normalmente estudam essas hipóteses. Para 2016 não é diferente, então listamos abaixo 5 temas com grandes chances de serem o da redação deste ano.

prova-enem-erro

O que é uma tese? Imagem:divulgação

  • Falta de água: é um problema antigo no Nordeste, e chegou a pouco no Sudeste.
  • Mobilidade urbana: atinge todas as grandes cidades, que sofrem com o excesso de automóveis.
  • Campanhas de vacinação: é um assunto que sempre está entre os mais cotados.
  • Intolerância religiosa: ainda hoje existem muitos preconceitos relacionados a isso, no Brasil e lá fora.
  • Limites do humor: um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos, desde o crescimento do stand up comedy.

Dicas para o Enem 2016

O Enem 2016 será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, sendo a redação feita no segundo.  Uma dica importante para atingir uma nota satisfatória é começar a redação antes de realizar a resolução das outras questões, dessa maneira sua cabeça estará descansada, e por tanto, com maiores chances de construir um bom texto e conseguir uma ótima nota.

É indicado que você leve uma garrafinha com água, segundo estudos quem se hidrata durante o Enem, consegue melhores resultados, também é permitido levar alimentos. Se você não souber uma questão, arrisque a resposta, ficar muito tempo tentando resolver pode acabar prejudicando o seu desempenho final. E por último, chegue com antecedência, desta forma não irá encontrar problemas com o transito, além de conhecer antes o local onde irá realizar a prova.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: