/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

O que fazer quando o tema da redação não for o que estudei?

Às vezes nos preparamos tanto para algo, e somos surpreendidos pelo inesperado. Estudar o ano inteiro, às vezes, mais que um ano para uma prova tão importante e ser absolutamente surpreendido com o tema da redação escolhido é algo que pode abalar o jovem estudante.

O Enem está sendo cada vez mais aceito por universidades públicas e federais, todos os alunos do ensino médio têm que fazê-lo, não se preocupe apenas em estudar para a prova objetiva, a redação tem um parte essencial na nota, e é eliminatória, se você zerá-la, você pode perder o ano de esforço.

Dicas para se dar bem na redação

Nunca perca a calma, pense antes da prova, em quais são as alternativas, treine temas de redação aleatórios, prepare-se, a medida do possível, da surpresa. Escrever bem é a base para que possamos escrever sobre tudo. Conheça a estrutura exigida na redação, independente do tema, você segui-la já o fará mais próximo de uma nota melhor.

redação do Enem

Redação do Enem. Imagem:dviulgação

Estrutura exigida na redação

A redação do Enem é relativamente pequena, são 30 linhas onde você deve apresentar e defender uma tese, sempre de maneira clara, sem argumentar demais, sem ultrapassar de maneira exagerada seu limite de linhas, não fuja da sua estrutura básica:

  • Introdução – apresente o tema, escreva sobre causa e consequência.
  • Desenvolvimento – mostre ideias consistentes sobre o tema, e apresente seus argumentos de maneira clara e objetiva.
  • Conclusão – confirme sua tese, reafirme o tema e proponha uma solução.

Acesse e saiba mais informações: O que é um texto argumentativo dissertativo?

Redação de vestibulares

O vestibular é um momento de grande estresse para os estudantes, eles se afincam aos livros e, por vezes, ficam alienados do que está acontecendo no mundo, o que é um erro grave quando falamos de Enem.

 Redação do ENEM (Foto: Divulgação)

Redação Enem. (Foto: Divulgação)

O tema da redação será sempre atual, saiba o que gerou burburinho nas rodinhas de conversa, os temas devem ser relevantes para a sociedade, por isso, fique atento ao que está acontecendo, não fique alienado, converse com seus pais sobre as notícias, ou amigos, ou professores.

Você deve treinar, também, para a redação, pegue temas variados e se proponha a fazer a redação com a estrutura do Enem, assim, caso você seja surpreendido, você não ficará inseguro quanto ao modelo.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer uma tese na Redação do Enem

Temas de redação do Enem 2016

O site oficial do Enem lista uma série de possíveis temas para o ano, você deve checa-los, e tente de maneira rápida, pensar e argumentar sobre esses assuntos, e pesquisar sobre os que você não reconhece.

Não fuja nunca do tema, muitas redações do Enem são zeradas por fugirem do tema, não estarem estruturadas, estarem confusas, tenha em mente que a redação é eliminatória, e você poderá perder um ano inteiro de estudo e uma ótima nota na prova, já que a redação é 20% da nota total.

redação do enem

Redação do Enem 2016. Imagem:divulgação

Vamos listar algumas dicas importantes para que você se saia bem nessa importante etapa do Enem, mesmo que o tema da redação não esteja na lista daqueles que você estudou e treinou por um ano a fio.

1) Leia sempre, a maior base para se escrever de forma clara e objetiva, é um rico vocabulário, lembre-se que o tema da redação é atual, se você tiver lido as notícias nos jornais, artigos, internet, você se lembrara do tema e conseguirá resgatar informações para formar uma base estruturada para sua redação.

2) Leia com muita atenção os textos auxiliares e todas as questões que estão na mesma prova, muito provavelmente, o tema terá relação com a prova objetiva e você entenderá qual caminho a seguir.

3) Procure saber os temas passados, e pegue algumas redações modelos para entender como os textos são julgados. Muitas redações tem nota 1000. É importante produzir uma redação limpa e clara, sem rodeios.

4) Faça uma primeira versão do seu texto em uma folha de rascunho, assim você terá tempo e possibilidade de melhorá-lo.

5) Não cometa erros gramaticais, revise sua redação sempre, uma vírgula mal colocada pode ser a diferença na sua pontuação final. E não abrevie as palavras, as escreva sempre por extenso.

6) Tenha cuidado com as frases mal explicadas, deixe o texto de maneira mais simples e clara possível.

7) Passe sua redação a limpo com calma, assim você terá a chance de fazer os últimos ajustes.

Acesse e saiba mais informações: Como se posicionar na proposta de uma redação

Dica importante!

Não se desespere jamais, lembre-se que a estrutura da redação é a mesma, independente do tema. O mais importante é não fugir do tema. Fixe limite de tempo para escrever, o tempo de duração da redação é de 1h30min, separe 50min para fazer seu rascunho, 25 min para revisá-lo e melhorá-lo e mais 15 para passa-lo a limpo. Lembre-se que o objetivo da prova é levar valores éticos e sociais aos candidatos.

banner728x90_apostilaenem2

Todos conhecemos o senso-comum, não arrisque ser radical nesse momento, principalmente, em um tema que você não domina. Seja claro, seja firme, confie nos seus argumentos, os defenda de maneira limpa e você sairá bem ao final da redação, ainda que não domine o tema proposto.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: