/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.456.547 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Passo a passo para elaborar um texto dissertativo argumentativo

Você que está se preparando para provas de vestibular e para o ENEM deve ter ouvido falar sobre texto dissertativo argumentativo, não é mesmo? Esse é o tipo de texto solicitado na redação dessas avaliações.

Para se dar bem, no entanto, é preciso conhecer quais são as características principais, as exigências e algumas artimanhas textuais. Aprendendo as dicas, será possível treinar em casa para não fazer feio no vestibular. Afinal, é a redação que conta com a nota crucial para uma boa posição. Se você for mal nela, com certeza perderá chances de passar em uma faculdade.

O que é um texto dissertativo argumentativo

Uma dissertação é caracterizada pela interpretação, análise, avaliação e explicação de fatos e indagações da realidade. Para você escrever um texto dissertativo argumentativo, é preciso refletir sobre um determinado assunto e expor suas opiniões de forma coesa e coerente, mantendo uma postura crítica.

texto-dissertativo-argumentativo

Texto dissertativo argumentativo. Imagem:divulgação

Pense essas questões: “O que eu realmente acho daquele assunto? Qual a importância dele na sociedade atual? Terá um resultado positivo ou negativo? Qual a solução para esse questionamento?” Essas são algumas perguntas que você deverá se fazer para escrever um texto dissertativo argumentativo.

Para garantir mais credibilidade ao texto, é preferencial que seja desenvolvido desta forma:

  • Seguindo uma linha de pensamento – ou seja, com introdução, argumentos e conclusão.
  • Exibindo fatos do passado, estudos científicos, trechos de livros, pensamentos e até frases célebres para contrapor ou comprovar que escreve.
  • Expondo suas ideias, valores e crenças de forma clara e objetiva, provocando um debate de reflexões sobre o assunto em questão.
  • Utilizando regras da norma culta da língua portuguesa, sem cometer erros gramaticais, sintáticos e semânticos.

Além desses fatores, o texto argumentativo dissertativo deve ser escrito em linguagem denotativa, aquela que emprega as palavras em seu sentido próprio. Apesar disso, há artifícios para utilizar a conotação – linguagem poética, simbólica e figurada – sem destoar do restante do texto, marcando um estilo pessoal de escrita.

Woman writing in notepad, close up.

Texto dissertativo argumentativo. Imagem:divulgação

Esse estilo textual também pede a escrita em terceira pessoa e admite, por ora, a primeira pessoa do plural. O enunciador – no caso você – não aparece no texto. Isso se deve ao fato de ser um texto com valor universal, cujas ideias podem englobar um grande número de pessoas.

Também é imprescindível fazer valer o caráter “argumentativo” desse tipo de texto. Sendo assim, você deve escrever de tal maneira que consiga persuadir os leitores, trazendo-os para a discussão e os convencendo a aceitar alguma proposta exibida no texto. Por isso, abuse das justificativas para tudo o que você expõe, nenhum argumento deve ser escrito sem embasamento.

Acesse e saiba mais informações: O que é uma citação na redação?

Estrutura do texto dissertativo argumentativo

Para escrever um texto dissertativo argumentativo, como falamos anteriormente, você deve seguir o padrão de três regras estruturais. Elas são muito úteis na hora de construir a base de sua ideia, além de ajudar a mantê-la sólida até o fim do texto.

texto-dissertativo-argumentativo

Texto dissertativo argumentativo. Imagem:divulgação

Veja qual é a estrutura e as características de cada parte:

  • Introdução: momento em que você apresentará a tese (assunto) que irá defender. Aqui não é preciso argumentar ainda.
  • Desenvolvimento: aqui você deverá expor os fatos e ideias de maneira crítica, exemplificar e informar o maior número de dados pertinentes sobre o assunto.
  • Conclusão: onde será feita uma reflexão de todas as informações, hipóteses e argumentações feitas anteriormente, tentando criar uma justificativa e solução para o que foi dito.

Exigências para um bom texto dissertativo argumentativo

As prova de todos os vestibulares do Brasil e também a do ENEM pedem uma redação dissertativa argumentativa. Para não dar chance ao erro, a dica de muitos professores de analisadores desse tipo de avaliação é que o estudante treine bastante durante os meses anteriores, além de se atualizar sobre temas do cotidiano.

Isso por que os temas das redações são relacionados a fatos que, geralmente, aconteceram nos últimos dois anos e que tenham cunho sócio-político ou econômico.

texto-dissertativo-argumentativo

Texto dissertativo argumentativo. Imagem:divulgação

Ou seja, com certeza será um assunto que afete diretamente ou indiretamente a população brasileira e/ou mundial. Por exemplo: guerras civis, problemas sociais, eventos da natureza (aquecimento global, desmatamento), violência urbana, entre outros.

Ao treinar, é preciso se lembrar também que há exigências para seguir quanto ao raciocínio da estrutura textual. Preste atenção nesses tópicos:

  • Desenvolvimento claro e lógico: defina em seu texto um começo, meio e fim, mostrando ao leitor esse desenvolvimento de forma clara e com uma linha lógica. Introduza sua ideia com um parágrafo, faça o desenvolvimento ao longo do texto e depois, dedique dois parágrafos ao menos para a conclusão, tenando apresentar uma solução para o problema.
  • Texto coeso e coerente: A coesão e a coerência são dois princípios essenciais para qualquer tipo texto, seja ele dissertativo, narrativo, explicativo, ou outro. Sem esses dois quesitos, digamos, seu texto ficará “sem sentido” para o leitor. Coesão se dá com a organização correta dos princípios e normas portuguesas na utilização da língua (saber montar uma frase, colocar as palavras em sua posição e sentido certo, etc). Já a coerência se justifica com a junção dessas frases em um conjunto todo que é preciso ter sentido claro. Ou seja, você deverá escrever um texto que, como um todo, seja inteligível.

banner728x90_apostilaenem2

Acesse e saiba mais informações: Quais os critérios na avaliação de uma redação?

Dicas para acertar no texto dissertativo argumentativo

Bom, agora que você já conheceu as características e principais princípios e exigências para um texto dissertativo argumentativo, confira algumas dicas imprescindíveis para acertar em cheio e conseguir uma nota alta!

  • Sinônimos: Use palavras semelhantes no caso de não saber a grafia correta de alguma palavra, ou se estiver repetindo muito o mesmo termo. A repetição é quesito analisado pela banca examinadora de redações e faz perder pontos.
  • Título: Não se esqueça de colocar um título em seu texto. Pense em um impactante e que tenha a ver com o assunto abordado.
  • Pontuação: Preste atenção quanto a pontuação de seu texto. Ao terminar de escrevê-lo, faça uma revisão, e veja se não esqueceu de pontos finais, vírgulas, traços, entre outros.
  • Referências: O essencial é utilizar suas próprias palavras, claro. Mas parafrasear um ou dois autores ao longo do texto, ou lembrar algum fato que seja relacionado ao tema, garante credibilidade e mostra que você domina o assunto.

Gostou de conhecer sobre o texto dissertativo argumentativo? Não deixe de anotar nossas dicas e de treinar bastante para conseguir uma boa nota no vestibular ou ENEM!

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: