1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.678.768 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Quantos acertos devo ter na redação do Enem?

O seu desempenho no ENEM irá depender da quantidade de questões corretas e do valor que cada questão possui. Isso porque, de acordo com o grau de dificuldade da questão, ela possui uma nota diferente das demais. Portanto, apenas saber quantas acertou não é o suficiente, é preciso saber o valor que cada questão possui.

Só assim é possível definir o número de questões que devem ser acertadas para uma boa nota. A seguir, explicaremos como funciona o processo para atribuir notas às questões e como você pode se dar bem.

Régua e Parâmetros das Notas do ENEM

A nota do Enem é considerada como uma régua com apenas dois parâmetros, criada para medir o nível de conhecimento dos estudantes e candidatos. O meio da régua é o número 500, que corresponde à média de pontos que o aluno precisa tirar para ser aprovado em cada área do conhecimento. A partir dos 500 pontos, coloca-se na régua intervalos de 100 pontos para baixo e para cima, equivalendo aos desvios de padrões.

Quantos acertos devo ter na redação do Enem?

Quantos acertos devo ter na redação do Enem? Imagem:divulgação

 

Todas as questões do ENEM estão dispostas pela régua, de acordo com o seu grau de dificuldade. Sendo assim, as questões mais fáceis ficam para baixo de 500, as médias em torno de 500 e as mais difíceis, para cima de 500. De acordo com as respostas de cada um, o seu grau de conhecimento é sendo definido.

Acesse e saiba mais informações: Como estudar temas para uma redação?

Pré-Teste e Teoria da Resposta ao Item

Tanto a régua, quanto o pré-teste e o cálculo final da nota do candidato são feitos por meio de uma técnica chamada TRI: Teoria da Resposta ao Item. O pré-teste é simples: cada questão antes de ser colocada na régua passa por esse teste e, para isso, escolas de todo o Brasil entregam aos seus alunos cadernos com um total de 48 questões.

Quantos acertos devo ter na redação do Enem?

Quantos acertos devo ter na redação do Enem? Imagem:divulgação

Desse modo todas as questões são testadas antes de integrar o banco de dados do MEC. Desse conjunto de questões surgem as 180 que são colocadas no ENEM. Para definir as questões e seus lugares na régua, são estudados três pontos: o parâmetro de discriminação, o parâmetro de dificuldade e o parâmetro de casualidade.

Cálculo da Nota Final do aluno

Para calcular a nota final o ENEM analisa a consistência de cada resposta. Por isso que dois candidatos com o mesmo número de acertos podem ter notas diferentes. Aquele que acertou a maior parte das questões fáceis terá uma nota maior, porque seu desempenho terá sido coerente.

Quantos acertos devo ter na redação do Enem?

Quantos acertos devo ter na redação do Enem? Imagem:divulgação

Enquanto aquele que errou as fáceis e acertou as difíceis, terá sua nota menor devido ao parâmetro da casualidade. Ou seja, através da TRI, os seus acertos serão considerados “chute”.

Sendo assim, o aluno deve acertar o maior número possível de questões fáceis, ou seja, que estão abaixo ou em volta de 500 na régua do ENEM. Não é possível estabelecer a quantidade de questões a serem respondidas certas, nesse caso o aluno deve procurar na internet e ver quais são os padrões de questões fáceis.

Acesse e saiba mais informações: Como fazer um bom desenvolvimento na redação?

Como se sair bem no ENEM

Para que você se saia bem é essencial procurar na internet algumas questões fáceis dos anos anteriores do ENEM, assim você poderá ter uma noção de como elas são e terá mais chances de acertar. Além disso, na hora de estudar, sempre faça testes com questões mais fáceis e tente dominar o assunto.

Se você acertar questões fáceis e errar as difíceis, não tem problema. O seu desempenho será visto de maneira correta e você terá uma nota maior do que o candidato que acertou a maior parte de questões difíceis. Para ajudar é sempre essencial ter em mãos provas dos anos anteriores e os resultados.

Quantos acertos devo ter na redação do Enem?

Quantos acertos devo ter na redação do Enem? Imagem:divulgação

Além disso, tente se sair bem na redação do enem para tentar compensar uma ou outra questão respondida mal. Faça pequenos testes em casa, leve a redação para o professor corrigir e sempre esteja a par das notícias do mundo.

Descanse, isso também é essencial para que a mente guarde as informações e esteja sempre pronta para receber mais dados importantes. Na hora da prova relaxe e respire, tente desviar seus pensamentos ruins e concentre-se apenas na prova e no seu tempo. Tenha organização para conseguir fazer tudo corretamente.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: