/* */
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

9 possíveis temas de Redação Enem 2016

A importância da redação no Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) é muito grande. Mesmo não sendo muito usada em áreas como exatas, a escrita é diária e a vantagem de saber mais e escrever melhor aumentam, ainda mais quando se escrevem textos. Os fatos de muitos não passarem no Enem são porque erram uma quantia absurda em ortografia, sintaxe e outros itens na prova, ou são péssimos na redação.

Os textos escritos pelos candidatos devem conter o assunto, e muitos saem do conteúdo solicitado, como se fosse o certo a fazer. Tem dificuldade de entender qual é a proposta da redação. Tudo isso significa que não conseguem entender a temática solicitada a desenvolver o conteúdo proposto.

Foto: Divulgação - Redação Enem

Foto: Divulgação – Redação Enem

A importância de uma boa redação para a nota do Enem 2016 deve ser considerada desde a fase inicial dos estudos e com treinamento em sala de aula.

Em muitos textos, os corretores acham coisas absurdas escritas, que não levam ao assunto requerido pela prova do Enem. Mesmo que em muitos outros cursos não seja preciso, de certa forma, da língua portuguesa, é necessário ao menos aprender a escrever um texto gramaticalmente correto.

A escrita é diferente em cada área, mas por mais que seja diferente todos escrevem diariamente. Uma carta, uma mensagem, uma palavra. É necessário se aprender o básico em textos e produções de texto. Esse é o desafio que o Enem 2016 quer passar para os estudantes.

A redação é de grande importância para todos, e se o Enem não tivesse a redação, muito se prejudicariam em vários aspectos. A vantagem de se escrever bem é ajudar a todos se comunicarem melhor e compreender melhor a sua realidade de vida, por isso o Enem exige que cada aluno tenha uma boa redação.

Possíveis temas para a redação do Enem 2016

Para a o Enem 2016 possíveis temas que poderão cair na redação são:

Limites entre estética e saúde

Academia, dietas, cirurgias plásticas, anabolizantes etc. É grande a busca pelo corpo perfeito caracterizado por um padrão de beleza. Mas até que ponto a estética coincide com hábitos saudáveis? Conhecem-se muitas doenças causadas por insatisfação corporal como anorexia, bulimia, depressão, compulsão alimentar e obesidade, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima.

Novos modelos de educação

Há muitos debates ocorrendo sobre as problemáticas do sistema tradicional de ensino e novos modelos de educação para o século XXI, tendo em pauta os métodos de avaliação, uso de tecnologias, interação professor-aluno, formação crítica e social etc. Um recente documentário realizado no Brasil que ajuda na discussão desse tema é o “Quando sinto que já sei” que pode ser encontrado no Youtube.

banner_apostila_600x300_1

Voluntariado e transformações sociais

O trabalho voluntário no Brasil tem passado por uma transformação. Não se pensa mais no voluntariado como assistencial (doação de roupas, alimentos e agasalhos, por exemplo), mas como uma tentativa de mudança social, através de medidas inclusivas e de impacto. Outro ponto a ser considerado é a valorização que as empresas fazem de candidatos e funcionários que realizam trabalhos voluntários, assim como próprios projetos sociais realizados pelas empresas para contribuição à sociedade ou marketing.

Desigualdade étnica e de gênero

O Brasil é um dos países com maior desigualdade do mundo e entre muitos tipos de desigualdade, a étnica e a de gênero costumam ser as mais discutidas, assim como os preconceitos gerados por essa situação, respectivamente, racismo e machismo. Os direitos conquistados, as lutas e reivindicações e as políticas públicas são alguns pontos que merecem ser estudados para entender a causa e argumentar com clareza.

Gestão de resíduos urbanos

Em 2010, foi instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A gestão de resíduos ainda é um tema bastante em alta devido à enorme quantidade de lixo produzido anualmente no Brasil. Coleta seletiva e logística reversa são alguns dos termos importantes de serem entendidos. Para conhecer mais sobre a lei e sua importância na sociedade, pode ser consultada a explicação no site do Ministério do Meio Ambiente.

Tráfico de drogas e violência urbana

A correlação entre o tráfico de drogas e a violência urbana, principalmente em favelas, é muito propício de discussão. Esse tema foi recentemente abordado nos filmes Tropa de Elite (1 e 2) e é sempre mencionado quando se debate sobre Legalização da Maconha, já que o combate às drogas é um dos fatores que mais causam violência e conflito entre policiais e civis no Brasil.

banner_apostila_728x90_1

Uso da água na economia brasileira

O Estado de São Paulo passa por uma intensa crise hídrica e isso tem colocado a água no centro de grandes discussões. Uma das possibilidades de tema envolvendo a água é a sua importância em diversas atividades econômicas no Brasil como a agroindústria e a geração de energia elétrica através de hidrelétricas.

Sustentabilidade nas empresas

O termo sustentabilidade está bastante em alta no Brasil com a crescente preocupação com o meio ambiente. Nesse contexto, as empresas precisam atuar coincidindo a busca por lucros com o cuidado ambiental. Políticas empresariais e marketing verde são os pontos de destaque nessa discussão.

Ativismo em redes sociais

Cada vez mais, as redes sociais têm sido usadas para estar em contato com a política e com movimentos sociais. Eventos são criados para marcar protestos, projetos de leis polêmicos facilmente viram virais e reivindicações têm sido feitas através de abaixo-assinado online. Essa nova forma de participação política e suas causas e consequências na sociedade é um bom tema de pesquisa e escrita.

Dicas de como fazer uma boa redação no Enem 2016

Para vencer o desafio é preciso não apenas entender o que a proposta pede como também descrever os problemas apresentados, opinar sobre eles, argumentar quanto a necessidade de resolvê-los e definir uma forma de intervenção factível e, necessariamente, ética.

Foto: Divulgação - Revise os temas que estão em alta

Foto: Divulgação – Revise os temas que estão em alta

Tudo isso sem descuidar do português: a correção gramatical, ainda que menos exigida no Enem 2016 – que tolera um ou outro deslize –, também é importante para conseguir uma boa nota. Além de praticar bastante, é importante fazer muitas leituras e se manter bem informado.

Recomendados para você: