1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (134.354 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Uso da vírgula na redação do Enem

Fazer uma boa redação pro ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é algo extremamente necessário e importante, isso porque hoje em dia o ENEM é um dos passos mais importantes para quem quer ingressar no ensino superior e quando o candidato vai mal na redação ele acaba perdendo essa oportunidade de conseguir uma vaga nas melhores universidades do país.

Por isso hoje iremos dar algumas dicas de como usar a vírgula da maneira correta e assim garantir uma boa nota na sua redação do ENEM, confira as dicas e faça uma redação nota mil.

Redação do ENEM

É normal ver muitos candidatos perdendo ponto na redação porque fez o uso errado da gramática, para conseguir uma boa nota na redação do ENEM é preciso ficar atento aos tipos de acentuação, principalmente quando se trata da vírgula.

redacao-do-enem

Redação do ENEM. Imagem:divulgação

Usar a vírgula é mais fácil do que você pensa, se você estudar bastante e claro, seguir nossas dicas, vai com certeza conseguir tirar uma boa nota na redação do ENEM, então vamos lá? Confira agora quando você pode ou não pode fazer o uso da vírgula nas suas frases.

Como usar a vírgula no período simples?

Existem diversas maneiras de usar a vírgula, primeiramente vamos falar sobre o período simples, veja quais são as dicas e entenda um pouco mais sobre quando acontece o uso da vírgula no período simples.

1 – vírgula não separa sujeito do predicado

  • Exemplo: Maria(,) vendeu um vestido nessa loja.
Uso da vírgula. Imagem:divulgação

Uso da vírgula. Imagem:divulgação

2 – o adjunto adverbial deslocado precisa ser separado por uma virgula, ou mais dependendo da posição. Isso funciona também com o vocativo e o aposto no período simples.

  • Exemplo: Nessa loja, Maria vendeu um vestido.
  • Exemplo: Maria vendeu, nessa loja, um vestido.
  • Exemplo: Paula, corre aqui – vocativo
  • Exemplo: Falei com a Paula, minha amiga, sobre o seu vestido. – aposto

Bem simples não é mesmo? Sempre que tiver dúvidas é sempre bom falar a frase e ver em qual momento é melhor dar aquela pausa.

Como usar a vírgula no período composto?

Além do uso da vírgula no período simples, é importante que você conheça as maneiras corretas de usar a vírgula no período composto também, afinal de contas é importante que você conheça todas as regras gramaticais para que consiga tirar uma boa nota na redação, então veja como funciona.

virgula-no-periodo-composto

vírgula no período composto. Imagem:divulgação

1 – Orações coordenadas são separadas por vírgula, até mesmo as orações aditivas, quando o E separa as orações com sujeitos diferentes, ou então quando recebe o valor de “mas”.

  • Exemplo: Paula chegou, abraçou João, e Ana trouxe o presente. – Paula é sujeito de chegou e abraçou, enquanto que Ana é sujeito de trouxe.
  • Exemplo – Ela caiu do prédio, e não morreu. – “e” tem o sentido de “mas”.

2 – Não pode usar a vírgula para separar a oração principal da oração subordinada substantiva.

  • Exemplo: Acredito (,) que você esteja indo embora.

3 – é obrigatório usar vírgula nas adverbiais, caso a oração subordinada venha antecedida ou intercalada à oração principal.

virgula-no-periodo-composto

Vírgula no período composto. Imagem:divulgação

  • Exemplo: Como o carro teve vários problemas, o homem não conseguiu dirigir na estrada.
  • Exemplo: O homem, já que o carro teve vários problemas, não conseguiu dirigir.

4 – Nas orações adjetivas, orações introduzidas pelos pronomes relativos, a vírgula é responsável por separar apenas as orações explicativas.

  • Exemplo: Os livros, que oferecem muitas informações, devem ser cuidados.

Viu como é fácil saber quando se deve ou quando não se deve usar a vírgula em suas frases? Com bastante estudo e dedicação você vai conseguir aprender todas essas técnicas e vai conseguir escrever corretamente sem perceber. Lembre-se que é importante saber escrever corretamente para garantir uma nota boa e assim conseguir ingressar no ensino superior.

ENEM 2016

O ENEM já está chegando, as provas acontecem dias 5 e 6 de novembro, é importante se preparar bastante para garantir uma boa nota em todas as disciplinas.

enem

Enem 2016. Imagem:divulgação

Não deixe de estudar e se dedicar bastante, essa é uma grande chance que você tem de garantir a sua vaga nas melhores universidades públicas ou particulares do país. Fique por dentro do nosso site, confira nossas dicas e arrase na hora da prova, você vai ver que todo o estudo vai valer a pena. Boa prova e claro, boa sorte.

Assista este vídeo e Descubra como você também pode transformar sua Redação do Enem!

Recomendados para você: